Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
22/08/2022 às 17h50min - Atualizada em 24/08/2022 às 00h08min

3 dicas para utilizar o dinheiro do saque-aniversário do FGTS

Especialista da TM3 Capital traz orientações do que fazer com o valor liberado pela Caixa Econômica Federal

SALA DA NOTÍCIA Adriane Garotti
Imagem: Freepik

Qualquer pessoa que tenha saldo em conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode fazer uma retirada anual na modalidade saque-aniversário. A modalidade tem sido um alívio em tempos de inflação e incertezas econômicas para muita gente. 

Para receber o benefício, o contribuinte deverá seguir alguns requisitos, como cumprir o prazo certo de solicitação. Os valores permitidos para o saque dependem do saldo na conta do FGTS e ficam disponíveis a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador, podendo ser retirado até o último dia útil do segundo mês subsequente.

Para ajudar os brasileiros a dar um bom destino a esse valor não esperado, Lucas Dezordi, economista-chefe da TM3 Capital, gestora de recursos de terceiros, traz três dicas valiosas:

 

  1. Pagar dívidas ou fatura do cartão de crédito

Quando uma pessoa não consegue pagar o valor total da fatura do cartão de crédito, optando por parcelar esse valor ou pagar o mínimo exigido, a diferença que não é paga é financiada com o chamado crédito rotativo, com taxas de juros bastante elevadas, que podem chegar a 363,40% ao ano. 

“Usar o saque-aniversário do FGTS para pagar a fatura do cartão de crédito é uma excelente escolha, pois assim o cidadão evita gastar uma boa quantia em juros. E se tiver qualquer outra dívida ou conta atrasada, também é uma decisão inteligente usar esse recurso para quitar esses débitos. Sempre que possível, devemos optar pelas compras e pagamentos à vista, para não ficarmos refém dos parcelamentos e dos juros”, comenta o especialista.

 

2.          Investir e fazer o dinheiro render 

“Para quem está sem dívidas, uma boa alternativa é fazer esse dinheiro render. E uma opção de investimento acessível e segura é a Renda Fixa, pois nela o cliente sabe antecipadamente quanto será o seu retorno financeiro”, explica Dezordi. Segundo o executivo, ao investir R$ 1.000,00 em Renda Fixa, pode-se ter um rendimento bruto de R$ 127,50 durante o ano.
 

3.          Consumo consciente

Outro bom destino para o saque extraordinário do FGTS é realizar um consumo consciente. Um dos objetivos de injetar recursos do FGTS na conta dos brasileiros é ajudar na recuperação da fraca atividade econômica, principalmente nos setores de serviços e comércio.

“A perspectiva de crescimento do PIB para 2022 é de apenas 0,5%. Nossa economia precisa de novos estímulos e eles podem vir do consumo consciente. O recurso do FGTS poderá ser importante para a recuperação de atividades muito afetadas pela pandemia, assim como comércio e serviços”, comenta o especialista.
 

TM3 Capital

Fundada em 2011 pelo empreendedor Marcel Malczewski, a TM3 Capital é uma gestora brasileira de venture capital que traz mentalidade e espírito empreendedores no seu DNA. A TM3 Capital tem um modelo hands-on e metric-driven de gestão e investe em empresas que entendem o valor que vai além do capital. Construir juntos é a missão, agregando experiência em operações, crescimento acelerado e internacionalização. Com mais de meio bilhão de reais sob gestão atualmente, a TM3 Capital já estruturou 5 veículos de investimento e possui ampla expertise e casos de sucesso com investimentos em empresas tanto de software quanto de hardware.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp