Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
28/06/2022 às 17h41min - Atualizada em 28/06/2022 às 17h50min

Projeto Mundo da Leitura 2ª edição apresenta o mundo mágico dos livros para as crianças da Educação Infantil da rede pública de Pereira Barreto

Iniciativa da Evoluir com o patrocínio da Tijoá tem como objetivo não apenas estimular o hábito de ler entre a criançada, mas também abordar temas essenciais para a formação cidadã de forma lúdica

SALA DA NOTÍCIA Agência Fibra
Agência Fibra
Imagem: Divulgação - Evoluir 

 

 

A cada página, uma aventura e uma oportunidade de desenvolver habilidades para atuar em prol de um mundo melhor. É assim que o projeto Mundo da Leitura 2ª edição, que começa neste mês em cinco Creches e CEMEIs da rede pública de Pereira Barreto, convida os alunos a se divertirem enquanto aprendem. A iniciativa da Evoluir, com patrocínio da concessionária de energia elétrica Tijoá e apoio da Secretaria Municipal de Educação, inclui a doação de 50 diferentes obras literárias infanto-juvenis, incluindo títulos da Editora Evoluir e de diferentes editoras, totalizando 100 livros para cada unidade escolar, além da capacitação de quase 60 professoras e professores em atividades pedagógicas relacionadas com o incentivo à leitura. Cerca de 900 crianças serão diretamente impactadas.

“Ao mesmo tempo em que estimula o hábito da leitura entre a criançada, o Mundo da Leitura amplia o acervo das escolas sobre temas fundamentais relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como consumo consciente, sustentabilidade e qualidade de vida”, explica Francis Dias, coordenador do projeto na Evoluir. “Também vamos falar de bullying, inclusão e meio ambiente, trazendo inclusive a questão das fontes de energia do planeta e das brincadeiras seguras, longe da rede de energia elétrica”, acrescenta. “Os dados da Tijoá mostram que essa é uma orientação importante para evitar acidentes com os pequenos”.

 

Francis destaca ainda que as atividades propostas no Mundo da Leitura contribuem para que as e os estudantes desenvolvam habilidades e competências relacionadas à BNCC – Base Nacional Comum Curricular. “O intuito é colaborar para promover o domínio de questões como a oralidade e a interpretação de textos, estimulando igualmente a criatividade e a expressão de emoções e sentimentos das crianças e adolescentes”, diz. “São aprendizados que levarão para a vida e que, ao lado do conteúdo de valor transmitido, certamente enriquecerão sua formação cidadã”, completa o coordenador da Evoluir.

A Tijoá, como patrocinadora da iniciativa, acredita na importância da leitura na educação infantil. Para os representantes da empresa, fazer parte do Projeto Mundo da Leitura em Pereira Barreto é uma forma de estimular esse hábito e contribuir para a formação de futuros cidadãos da região.

A realização do Projeto Mundo da Leitura 2ª edição em Pereira Barreto prevê ainda eventos de contação de histórias e a disponibilização de vídeos que podem ser usados em sala de aula. Para assegurar a inclusão de pessoas com deficiência visual e no auxílio de pessoas com deficiência intelectual ou dislexia, alguns livros do acervo doado possuem audiodescrição.

 

Sobre o Mundo da Leitura 

O Mundo da Leitura, projeto idealizado e executado pela Evoluir, vai muito além do incentivo à leitura. Abre espaço para a conversa sobre quem somos nós, como podemos ser mais felizes, contribuindo, assim, para a evolução da vida e para o equilíbrio da nossa relação com o meio ambiente e o planeta que habitamos. Os livros, que são disponibilizados para bibliotecas municipais e de escolas públicas, também são a ferramenta chave para melhorar a qualidade do aprendizado, da capacidade de análise crítica e síntese, bem como o entendimento de sua própria realidade.

 

Sobre a Tijoá

A Tijoá Participações e Investimentos S.A. é a concessionária de geração de energia elétrica responsável pela gestão, operação e manutenção da Usina Hidrelétrica Três Irmãos. A concessão foi outorgada para a Tijoá através do Leilão ANEEL 02/2014, ocorrido em 28 de março de 2014 e o prazo é de 30 anos, contados a partir de 10 de outubro de 2014. Localizada no município de Andradina, na região do baixo Tietê, no estado de São Paulo, a UHE Três Irmãos possui cinco unidades geradoras, capacidade instalada de 807,5 MW e energia assegurada de 217,5 MW. A usina conta ainda com uma estrutura de duas eclusas e um canal, que possibilitam a navegação pela hidrovia Tietê-Paraná. A Tijoá também é a prestadora de serviços de operação e manutenção das eclusas e operação do canal pelo prazo de cinco anos através do contrato de prestação de serviços firmado com o DNIT.

 

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Saiba mais: www.evoluir.com.br


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp