Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
13/06/2022 às 17h59min - Atualizada em 14/06/2022 às 00h00min

‘Decoreba’, não! Conheça 3 mitos sobre a memorização no ensino

Rodrigo Murta, CEO da startup ProUser Apps que desenvolveu o Reforça App, ferramenta de apoio aos estudos com metodologia de flashcards, fala sobre o assunto e pondedora: memorizar não é sinônimo de decorar

SALA DA NOTÍCIA Daniela Silveira de Sousa

Em tempos de preparação para o vestibular, concursos públicos, ENEM, entre outros muitos desafios que exigem conhecimento de múltiplos assuntos é fundamental manter uma jornada de estudos para memorizar as informações necessárias Tudo em meio a um turbilhão de conteúdos. Por isso, é essencial compreender que a memorização depende de métodos que estimulam o armazenamento da mensagem em um período desejado. Portanto, diferente do que o senso comum prega, isso não é decoreba, mas sim técnicas de aprendizagem estimuladas pela memória e que nos dias de hoje podem ser aplicadas por meio de plataformas de ensino e aplicativos online.


De acordo com o psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus em 1885, a curva do esquecimento acontece quando o cérebro dá preferência para aquelas memórias mais recentes e também as mais utilizadas e que estejam sendo empregadas com mais frequência no estudo e no trabalho. Já aquelas que não estão sendo resgatadas, são esquecidas aos poucos. Para ele, o ser humano pode esquecer metade do que aprendeu em um dia, e cerca de 70% durante uma semana. 


Engajada na oferta de uma plataforma de ensino focada em metodologias efetivas de aprendizagem e memorização, a ProUser Apps, empresa de tecnologia focada no desenvolvimento, produção de conteúdo e distribuição de aplicativos, lançou o Reforça Appfocado em alunos dos Ensinos Fundamental 2, Médio, que irão prestar o Enem e outros vestibulares. 


De usabilidade fácil, rápida e simples, o aplicativo vem para auxiliar e tornar o aprendizado mais dinâmico com a metodologia de flashcards - cartões com ilustrações, textos e áudios, baseada na memorização de seus conteúdos de forma acessível e eficaz. Para desmistificar a relação negativa que ainda persiste no Brasil sobre esse formato de ensino, Rodrigo Murta, CEO e fundador da ProUser Apps, lista e explica 3 mitos, confira:


 

1. A memorização é fixa:

É necessário considerar que existem dois tipos de memorização: a de curto e a de longo prazo. Elas dependem das vivências e estímulos que são trabalhados naquele determinado momento, pois algo que aprendeu durante a infância pode estar presente no cérebro até hoje, já o que aprendeu recentemente não faz mais parte de sua lembrança.



2. Memorizar não é sinônimo de decorar:

Apenas repetir uma informação até a exaustão não é o suficiente para armazená-la na memória, mas sim criar uma conexão com aquilo que está sendo passado, associando a outros aprendizados para assim gerar um sentido daquela mensagem ser “digna” de permanecer no campo mental. Por isso, existem abordagens e técnicas capazes de estimular a memorização de forma saudável e natural.


3. Capacidade de memorizar é um dom:

A memorização é uma função cognitiva que todos os seres humanos possuem. E como qualquer habilidade, necessita-se de treinos e exercícios diários que fomentem cada vez mais essa capacidade do cérebro. Um exemplo similar seria a prática de exercícios físicos, em que os resultados desejados no corpo somente são percebidos ao longo do tempo se tiver a determinação e disciplina na rotina.


Rodrigo Murta ainda reforça que "hoje, como sociedade, consumimos conteúdo de maneira segmentada, com YouTube, Tik Tok, Netflix, etc, porém, em sua maioria, esse conteúdo não tem curadoria e é aqui que entregamos o nosso diferencial. No Reforça App, o conteúdo é segmentado e com curadoria, pois foi feito por profissionais qualificados e docentes de suas respectivas áreas de conhecimento. Com os flashcards, trabalhamos os conceitos mais importantes para auxiliar na compreensão do todo. Afinal, não é fácil entender de Física, por exemplo, sem memorizar algumas de suas fórmulas. Com elas frescas na memória, entender como são usadas se torna ainda mais fácil".


 

Sobre o Reforça App: 

O Reforça App tem como objetivo ser um apoio e suporte a mais na jornada de estudos e aprendizados para estudantes dos Ensinos Fundamental 2, Médio e também focados no Enem. Por meio da metodologia de flashcards, que são cartões com ilustrações, textos e áudios explicativos, o aplicativo é um aliado aos estudos com o atendimento online de professores para tira-dúvidas. 


 

Sobre a Prouser Apps: 

Fundada em 2017, a ProUser Apps é uma empresa de tecnologia focada no desenvolvimento, produção de conteúdo e distribuição de aplicativos. Possui acordo de distribuição com grandes empresas no Brasil e Europa, como TIM, Claro (Brasil e Colômbia), MEO (Portugal) e Yoigo (Espanha).

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp