Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
25/05/2022 às 19h01min - Atualizada em 26/05/2022 às 00h00min

Mês das Mães: Entenda a importância da higiene bucal durante a gravidez

Especialista da GUM revela quais problemas a má escovação pode trazer para a mulher durante o período de gestação

SALA DA NOTÍCIA tiago cazeri
freepik
Todos sabem que, no decorrer da gravidez, as mulheres sofrem alterações hormonais que podem causar mudanças físicas e emocionais. Apesar disso, o que muita gente não sabe é que essas mudanças também podem interferir na saúde bucal. A grande produção de hormônios, por exemplo, pode favorecer a inflamação da gengiva, especialmente quando já existe uma predisposição para desenvolver o problema.
De acordo com Laura Habbema, consultor da GUM, marca americana de cuidados bucais, normalmente, a mulher fica focada apenas nas questões que dizem respeito ao corpo na gravidez, preocupando-se menos com os cuidados diários com os dentes. “É muito comum que algumas mulheres deixem de priorizar a escovação, já que estão sofrendo com náuseas e vômitos, fatores que podem acabar causando desconforto no momento da escovação”, afirma.
A especialista explica que para ter uma gestação saudável, é preciso dar atenção a diversos aspectos, principalmente aos ligados com a alimentação e os dentes. “A boca é a porta de entrada de nutrientes, mas também de muitas doenças. Por isso, em hipótese alguma, a limpeza dental deve ser desconsiderada. Uma escovação bem feita deve incluir o uso de fio dental sempre visando uma higienização mais completa”, destaca.

Laura explica que higienizar os dentes de forma correta, além de manter visitas regulares ao dentista, ajuda a diminuir a chance de diversas complicações durante a gravidez. “É essencial que as gestantes monitorem a saúde bucal e conversem com o especialista sobre os cuidados necessários para garantir um período gestacional seguro e saudável para seu bebê”, garante.
A consultora também esclarece que para evitar a inflamação gengival, o que é comum no período, é preciso que a mulher se atente a eventuais sangramentos no local. “As mulheres têm mais tendência a apresentar problemas, como a gengivite, que pode causar incômodos e tornar o momento da gestação ainda mais desafiador. Além disso, existem hipóteses em estudos que apontam que há uma relação entre doenças periodontais e ocorrência de partos prematuros ou bebês de baixo peso no nascimento, mas que precisam de mais investigação para chegar em uma conclusão.”, informa.
Por fim, a consultora Laura Habbema reitera que é comum as pessoas acreditarem que a gestação gera cárie, contudo, isso não é verdade. “Se a mulher mantiver a higiene bucal em dia, se alimentar de forma equilibrada e ter a assistência de um dentista, dificilmente ela terá problemas. Geralmente, esse aumento dos casos de cáries e o sangramento gengival estão relacionados à alteração na dieta, maior consumo de guloseimas, e a presença de biofilme (famosa placa bacteriana) pela limpeza inadequada”, finaliza.

Sobre a GUM
Lançada há 50 anos nos Estados Unidos, a GUM é a principal marca de cuidado bucal da Sunstar, empresa de origem japonesa, sediada na Suíça, que está presente em mais de 90 países ao redor do mundo e é reconhecida pela fabricação e distribuição de produtos inovadores para saúde bucal. Na América Latina, a Sunstar possui operação direta no México, Argentina, Colômbia e Brasil. Presente no País desde 2014, o portfólio GUM conta com linhas diferenciadas para cuidado bucal diário e especializado. A marca atua em quatro categorias: limpeza interdental, linha ortodôntica, adulta e infantil. Seus produtos podem ser encontrados nos principais mercados e farmácias do país.
 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp