Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
13/07/2021 às 10h06min - Atualizada em 13/07/2021 às 10h06min

Jornalistas e adolescentes entram em grupo prioritário para vacinação

Governo divulgou nova lista prioritária que inclui grávidas, adolescentes, jornalistas e trabalhadores do Idaf e da Ceasa.

Da Redação

A partir desta segunda-feira (12), trabalhadores de Comunicação Social de Imprensa, mulheres que amamentam (lactantes) independentemente da idade do filho, com ou sem comorbidades; adolescentes de 12 a 17 nos de idade com comorbidade, deficiência permanente, gestantes ou puérperas; trabalhadores da Central de Abastecimento do Espírito Santo (CEASA); trabalhadores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) poderão receber a primeira dose da vacina contra a covid-19.

Este grupo foi definido pela Resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) Nº 116/2021, mas a data da vacinação ainda não foi divulgada.

De acordo com a Resolução CIB Nº116, a vacinação dos grupos prioritários definidos pelo PNO junto à estratégia estadual seguirá conforme a disponibilidade de vacinas encaminhadas pelo Ministério da Saúde, destinando 20% das doses para esse público.

Aos adolescentes de 12 a 17 nos de idade com comorbidade, deficiência permanente, gestante ou puérperas será destinada o uso da vacina Comirnaty (Pfizer/BioNTech).

No ato da vacinação, será necessário que pais ou responsáveis estejam munidos do documento pessoal com foto do adolescente e de um dos documentos comprobatórios listados abaixo:

A vacinação seguirá a seguinte ordem:

Grupo 1: Forças Armadas; e trabalhadores de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos;

Grupo 2: trabalhadores de Transporte de Aquaviários;

Grupo 3: trabalhadores Industriais; e população privada de liberdade;

Grupo 4: caminhoneiros; lactantes; e adolescentes de 12 a 17 anos de idade com comorbidades, deficiência permanente, gestantes ou puérperas;

Grupo 5: trabalhadores da Central de Abastecimento do Espírito Santo (CEASA); trabalhadores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF); e trabalhadores de Comunicação Social da Imprensa.

“Com esta Resolução, vamos encerrar todos os temas relacionados à inclusão de grupos prioritários na vacinação no Estado. Definimos dentro do Plano Estadual de Imunização, os cinco grupos prioritários para concluir todas as etapas de priorização de grupos. Concluindo-os, o Estado caminhará exclusivamente na vacinação por faixas etárias descendentes”, informou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (12).

SAIBA MAIS

A Secretaria da Saúde (Sesa) recomenda aos municípios que a operacionalização da vacinação seja realizada in loco ou que o município identifique serviços de vacinação de referência.

Para os trabalhadores da indústria, além do atendimento nos serviços de vacinação dos municípios, haverá postos volantes nas unidades do Serviço Social da Indústria (Sesi) nos municípios de Vitória, Serra, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Colatina, Cariacica, Aracruz e São Mateus, em parceria entre Estado, municípios e o Sesi.

Além disso, 11 grandes indústrias realizarão a vacinação in loco, são elas: Vale (Vitória), Arcelor (Serra), Suzano (Aracruz e Cachoeiro), Garoto (Vila Velha), Samarco (Anchieta), EDP (Vitória), Imetame (Aracruz), Alcon (Conceição da Barra), Brametal (Linhares), Marcopolo (São Mateus) e Frisa (Colatina).

 

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp