Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
08/11/2015 às 10h47min - Atualizada em 08/11/2015 às 10h47min

Peixes aparecem mortos em lagoa de Linhares

O motivo seria o baixo nível da água do local

Gazeta Online

Uma grande quantidade de peixes apareceu morta na Lagoa Martins, em Povoação, no litoral de Linhares, Norte do Estado. O motivo seria o baixo nível da água no local. De acordo com pescadores, a lagoa chegava a um 1,5 metro e hoje está seca.

Simeão Barbosa é pescador há 61 anos. Acostumado a ver a lagoa cheia de peixes, se entristece ao ver a terra cicatrizada. “Dá vontade de chorar ver uma situação dessas. É inacreditável, você ouve falar, mas não imagina que ia ser assim”, disse.

Saudoso, Simeão lembra que a lagoa era motivo de alegria para a comunidade. “Quando eu tinha meus 12 anos de idade, a gente pescava aqui tudo. Era cheia de água, de peixe. Naquela época você andava de canoa”, completou.

Agora, é possível atravessar a lagoa seca. “Essa lagoa é a primeira vez que ela seca. É tristeza mesmo, nunca vi nessa situação”, disse o pescador Leidimar Leite.

O biólogo Elber Tesch explicou que a estiagem diminui a entrada de água na lagoa e, nesse período de grande calor, aumenta a evaporação. "O nível de água diminui e uma grande quantidade de peixes fica concentrada em um espaço menor. Com isso, vai ter menos oxigênio dissolvido na água para uma grande quantidade de peixes".


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp