24/03/2021 às 17h09min - Atualizada em 25/03/2021 às 00h00min

Relatório do PMI Pulse of the Profession® de 2021 revela os benefícios da agilidade organizacional em tempos de grandes mudanças

A principal pesquisa global de profissionais de projeto examina detalhadamente como as empresas de sucesso foram capazes de mudar agilmente durante interferências exponenciais

DINO

Project Management Institute (PMI), a principal associação mundial para profissionais de projetos e agentes de mudança (changemakers), publicou hoje o seu relatório anual Pulse of the Profession®. Embora as empresas tenham passado por situações de grandes desafios no ano passado e muitos projetos tenham sido suspensos, o relatório concluiu que as empresas foram capazes de enfrentar as dificuldades. Na verdade, dos projetos que seguiram adiante, 73% cumpriram as metas originais e a intenção do negócio, em comparação com 69% no ano passado. No relatório do ano passado, 62% dos projetos foram concluídos dentro do orçamento e 55% dentro do prazo, em comparação com 59% e 53%, respectivamente. Consequentemente, o investimento desperdiçado devido ao fraco desempenho do projeto caiu para 9,4% contra 11,4% na pesquisa do ano passado.

Os entrevistados foram convidados a caracterizar a abordagem de suas empresas em relação às formas de trabalho, e quase um terço (32%) disse que todo e qualquer método possível foi usado principalmente ou exclusivamente para solucionar problemas. Esta é uma característica de uma “empresa flexível” (gymnastic enterprise). Como descrito na pesquisa, empresas flexíveis são empresas líderes, com capacidade para prosperar porque se concentram nos resultados ao invés do processo e com uma noção clara de como equilibrar a estrutura e a governança enquanto aderem às mudanças. Elas capacitam seus funcionários para que façam a mudança acontecer, permitindo que dominem diferentes formas de trabalho, se tornem profissionais completos e elevem suas habilidades comportamentais ou competências interpessoais (power skills). Por outro lado, 30% dos entrevistados compartilharam que suas empresas principalmente ou exclusivamente consideram o uso de métodos que se mostraram eficazes no passado. Esta é uma característica de uma empresa tradicional. O problema persistente que estas empresas tradicionais enfrentam atualmente é que suas estruturas e maneiras de trabalhar permanecem muito rígidas em meio às mudanças.

“Nossa pesquisa Pulse of the Profession de 2021 mostra como as empresas flexíveis prosperam em The Project Economy ao adaptar as formas de trabalho e capacitar o seu pessoal para que liderem como agentes de mudança”, disse Mike DePrisco, diretor de operações do PMI. “Ao capacitar os funcionários para que trabalhem de maneira mais inteligente, aprimorem suas habilidades e construam uma visão de negócios, as empresas flexíveis proporcionam valor financeiro e social, independentemente dos desafios apresentados.”

O relatório demonstra como as empresas flexíveis foram capazes de colher os frutos de seu sucesso e mudar de maneira rápida em comparação com as empresas tradicionais. Por exemplo, as empresas flexíveis eram mais propensas a ter altos níveis de agilidade organizacional (48% versus 27%) combinados com o uso frequente de práticas padronizadas de gerenciamento de risco (68% versus 64%). Estas empresas foram capazes de se adaptar mais rapidamenteàpandemia, sendo muito mais provável que tenham passado por mudanças nos negócios em 2020. Além disso, tiveram maior probabilidade de ver um aumento na produtividade (71% versus 53%) e melhores resultados de projeto em 2020 — que, por sua vez, resultaram em menos investimentos desperdiçados (9% versus 10,5%).

As empresas flexíveis também utilizam a tecnologia para aumentar as habilidades humanas e ajudar seus funcionários a melhorar continuamente, dando prioridadeàadoção por toda a empresa de técnicas complexas de resolução de problemas (47% versus 35%); ferramentas com base em IA (39% versus 30%); aplicativos de microaprendizado sob demanda (39% versus 30%); e ferramentas de avaliação de carreira (37% versus 30%). Com a sua atenção no aumento das habilidades humanas e na colaboração criativa, não é surpresa que as empresas flexíveis coloquem a mais alta prioridade nas habilidades comportamentais ou competências interpessoais - especialmente a liderança colaborativa (54% contra 42% das empresas tradicionais).

Ao possibilitar que seus funcionários se tornem agentes de mudança, as empresas flexíveis têm maior capacidade para sentir e responder aos choques, promover mudanças e enfrentar o futuro, sabendo que têm a mentalidade, as habilidades e as ferramentas necessárias para vencer. Estas descobertas comprovam o quanto é importante para as empresas adotar estas abordagens.

Um total de 3.950 profissionais de projeto representando várias indústrias e regiões, incluindo América do Norte, Europa, Ásia-Pacífico, África Subsaariana, América Latina, Sul da Ásia, Oriente Médio/África do Norte e China, foram entrevistados para o relatório. A pesquisa também foi complementada por entrevistas em profundidade, abrangendo vários setores da indústria e regiões.

Para ler mais sobre como as empresas flexíveis transformam ideias em realidade, veja o relatório completo aqui.

Sobre o Project Management Institute

Project Management Institute (PMI) é a principal associação profissional do mundo para uma crescente comunidade global de milhões de profissionais de projeto e agentes de mudança do mundo inteiro.

Como uma autoridade com liderança mundial em gerenciamento de projetos, o PMI capacita pessoas a transformar ideias em realidade. Por meio da defesa de direitos, networking, colaboração, pesquisa e educação, o PMI prepara as empresas e pessoas em cada estágio de sua jornada de carreira para trabalhar de maneira mais inteligente para que tenham êxito em um mundo de mudanças.

Com base em um legado digno que data de 1969, o PMI é uma empresa “com propósito” que trabalha em quase todos os países do mundo inteiro para avançar carreiras, fortalecer o sucesso organizacional e capacitar os agentes de mudança com novas habilidades e maneiras de trabalhar para maximizar o seu impacto. As ofertas do PMI incluem padrões reconhecidos globalmente, certificações, cursos on-line, liderança inovadora, ferramentas, publicações digitais e comunidades.

Visite-nos em https://www.pmi.org/, www.projectmanagement.com, https://www.linkedin.com/company/pminstitute, www.facebook.com/PMInstitute e no Twitter.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Drew Pradeep

Tel.: 215-704-9857

[email protected]


Fonte: BUSINESS WIRE
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp