Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
27/11/2014 às 13h30min - Atualizada em 27/11/2014 às 13h30min

Córrego Batalha em Presidente Kennedy recebe ação de limpeza

Por André Jordão

Com a proximidade do verão, período em que as chuvas são mais frequentes, a secretaria de obras e serviços públicos está realizando a limpeza do córrego Batalha, que corta a cidade e a drenagem dos esgotos com a intenção de prevenir inundações.

Segundo o secretário de obras e serviços públicos, Miguel Ângelo Lima Qualhano, o objetivo é diminuir consideravelmente o risco de inundações, principalmente no centro da cidade . “A limpeza do córrego faz parte de medidas paliativas que estamos tomando quanto ao assunto. Projetos para obras de drenagem estão em fase técnicas avançadas para posterior execução, junto com a drenagem faremos toda a tubulação para esgoto tratado”, explica.

As obras de prevenção são feitas periodicamente pela secretaria, onde é seguido um cronograma. “Esta já é a segunda vez que executamos este tipo de serviço aqui na sede. Também fazemos as chamadas curvas de nível como forma de prevenção as enchentes”, finaliza Miguel.

As obras começaram nesse mês e devem terminar na primeira quinzena de dezembro.

Essas medidas paliativas só se tornam eficazes, a partir do momento em que a população se conscientiza e começa a fazer a sua parte. A população em geral deve tomar alguns cuidados para que as inundações não aconteçam mais.

A reportagem esteve no local e constatou que muitos moradores jogam lixo e dejetos no córrego Batalha, ao invés de utilizaream os latões de lixo disponíveis. Muitos usam até mesmo a tubulação de drenagem como esgoto doméstico.

Aterros e construções na região também avançam em direção ao córrego, diminuindo sua largura fazendo com que seu nível suba com maior facilidade.

Inundação - dicas importantes :
Prevenção
Jogar o lixo na lixeira é um dos princípios básicos. Se jogados em bueiros, no córrego e em barrancos impedirá a passagem da água provocando inundações e deslizamentos.


Ação
Caso você esteja em uma inundação ou desconfie que haja deslizamento, a dica é sair imediatamente do local com a família e procurar um lugar seguro. Nunca retorne para casa sem a ordem da Defesa Civil.
Não permita que seu filho ou qualquer outra pessoa brinque na área afetada, pois ela pode esconder vários perigos e doenças, como hepatite e leptospirose.


Retorno
Não utilize equipamentos que tenham sido atingidos pela água em locais inundados, às chances de sofrer choque elétrico é enorme. Cuidado redobrado na hora de verificar os alimentos. Veja se eles não foram contaminados.
Qualquer sintoma, como febre, vômito, diarreia, dores de cabeça e no corpo, ou qualquer outra alteração procure o hospital mais próximo da sua casa.


Em caso de emergência ligue imediatamente para a Defesa Civil, através do número 199.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp