Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
26/08/2020 às 16h48min - Atualizada em 27/08/2020 às 00h02min

Porto de Santos mantém alta consecutiva em movimentação de cargas

Mês de julho bate um recorde histórico de movimentações de carga, chegando à marca de 13,49 milhões de toneladas transportadas

DINO
http://www.polifitema.com.br

Segundo dados da Santos Port Authority (SPA), administradora do Porto de Santos, julho bate um recorde histórico de movimentações de carga, chegando à marca de 13,49 milhões de toneladas transportadas. O número em questão promove o aumento de, aproximadamente, 0,05% da melhor marca alcançada até o momento, decorrente do mês de abril de 2019, em que foram transportadas 13,48 milhões de toneladas pelo porto.

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, julho marca o sexto recorde consecutivo de desempenho do complexo do Porto de Santos no ano de 2020. Houve uma alta de 10,2% ao longo do primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2019.

A retomada do crescimento é geral

Segundo números divulgados pela AT&M, empresa de averbação de seguros de transporte, o mês de junho foi um grande mês, representando um aumento de 10,5% nas movimentações de cargas em todo território nacional. Quando comparado ao mesmo período do ano passado, o aumento é de 7%.

Esse reaquecimento deve-se ao retorno às atividades de alguns dos principais setores econômicos, como o varejo, o agronegócio, a indústria de medicamentos e os supermercados. Além disso, o fortalecimento do e-commerce foi um fator decisivo para a retomada do crescimento das demandas de transporte nos últimos meses.

Esse aumento não é representado apenas no ticket médio das cargas transportadas, mas também na quantidade de unidades. Para profissionais da área, esse aumento reflete uma recuperação sólida, ainda que lenta, da economia.

Como transcorreu o mês de julho

Apresentando um crescimento de 7%, o granel sólido somou um total de 7,6 milhões de toneladas. Estão, entre os destaques das exportações, o açúcar e a soja em grãos, com embarque de 2,2 milhões de toneladas e 1,3 milhão de toneladas, respectivamente. O granel líquido, por sua vez, foi para 1,7 milhão de toneladas, aumentando 22,8%.

A carga solta também cresceu, representando um avanço de 14,8%, ou seja, 464,4 mil toneladas. A única queda registrada no mês foi no contêiner, com um recuo de 3,8%, contabilizando 3,7 milhões de tonelada.

Cuidados a serem tomados

Como um setor que gera bilhões de reais ao ano, a indústria de movimentação de cargas consolida-se, portanto, como um dos principais motores da economia brasileira. Por isso, mais do que nunca, o investimento em equipamentos de segurança, que garantam a viabilidade das operações, é vital.

Itens como a cinta de amarração de carga, por exemplo, são protagonistas silenciosos na movimentação de cargas. É imprescindível, portanto, que a escolha de tais itens de segurança seja encarada como um verdadeiro investimento. Se, porventura, esses itens estiverem desgastados ou forem fabricados com matérias-primas de má qualidade, acidentes graves podem acontecer e gerar prejuízos financeiros e de pessoal.

Solução em segurança com Polifitema

A Polifitema é uma empresa com 28 anos de tradição no mercado de equipamentos de segurança e movimentação de cargas em diferentes ambientes. A empresa oferece soluções eficientes em elevação de cargas, com cinta de amarração de carga e também equipamentos de segurança individuais para trabalho em altura.



Website: http://www.polifitema.com.br

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp