Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
26/08/2020 às 16h55min - Atualizada em 27/08/2020 às 00h01min

Sepaco faz alerta no Dia Nacional de Combate ao Fumo

Especialista explica complicações na saúde que o tabaco pode causar e alerta sobre a importância de buscar ajuda para parar com o vício

DINO
https://www.sepaco.org.br

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o tabagismo a principal causa evitável de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo, e ao longo de mais de 20 anos vem empregando inúmeras medidas para serem adotadas no sentido de conscientizar a população global dos malefícios do cigarro e incentivar os fumantes a abandonarem o vício.

No Brasil, uma recente pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), mostra que houve uma diminuição de 40% no número de fumantes nos últimos 25 anos. Porém indica que 18,8% da população brasileira com mais de 15 anos é fumante. A prevalência é maior entre as pessoas com menor escolaridade, além de ser maior entre os homens do que entre as mulheres. A Enfermeira Flávia Ceccacci do Núcleo de Promoção à Saúde do Sepaco Autogestão, alerta sobre a importância de abandonar o vício para aumentar a qualidade de vida.

Por entender toda a complexidade de abrir mão de algo que, para o dependente, significa "prazer", a Promoção à Saúde do Sepaco Autogestão, realiza um trabalho dentro das empresas papeleiras que promovem e orientam atividades para que as pessoas conheçam todos os aspectos negativos do tabaco para si próprio e também para seus familiares (que se tornam fumantes passivos).

A Enfermeira explica ainda que o tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência física, psicológica e comportamental do consumo da nicotina. Uma substância bastante poderosa capaz de estimular, deprimir ou perturbar o sistema nervoso central e outras partes do corpo humano, uma vez que chega ao cérebro em apenas 7 segundos, sendo de 2 a 4 segundos mais rápida que a cocaína.

Já se constatou que o tabagismo está diretamente ligado como fator de risco para as doenças como câncer no pulmão, bronquite e enfisema pulmonar. Existem outras doenças graves que podem ter relação com o tabaco e precisam ser tratadas com severidade, tais como o infarto agudo do miocárdio, doenças vasculares - AVE (Acidente Vascular Encefálico) - e diversos tipos de câncer (boca, laringe, esôfago, rim, bexiga e colo de útero).

Durante as atividades, a equipe multidisciplinar da Promoção à Saúde, ainda destaca o risco que o cigarro traz para os fumantes passivos, pois na fumaça do cigarro é possível encontrar uma mistura de cerca de 4.720 componentes químicos, sendo 39 cancerígenos, como o monóxido de carbono, naftalina e o alcatrão. "Aprender a respeitar o próximo pode colaborar para a diminuição de mortes e garantir que cada vez mais pessoas tenham uma vida plena e saudável", avalia Enfermeira Flávia Ceccacci.

Sobre o Sistema Sepaco de Saúde

O Sepaco, fundado em 1956, inicialmente para atender o setor papeleiro, transformou-se em um Sistema Integrado de Saúde, agregando hospital e operadora de saúde de autogestão.

Pioneiro no controle de infecção hospitalar no Brasil, o Hospital Sepaco atualmente atende operadoras de saúde, assim como clientes particulares.

Focado em alta complexidade e pediatria, o hospital está localizado na Vila Mariana, São Paulo, e possui 242 leitos, sendo 82 de UTI (40 para adultos e 25 Neonatais e 17 Pediátricos), um corpo clínico com alta qualidade profissional e modernos equipamentos para diagnósticos, como tomografia, ressonância magnética, hemodinâmica e uma área própria para oncologia.

Para realização de pequenas cirurgias, com alta no mesmo dia, a instituição oferece ainda o Hospital Dia Sepaco, na região do Jardim Paulista, São Paulo/SP.

Acesse: www.sepaco.org.br

Facebook: www.facebook.com/hospitalsepaco



Website: https://www.sepaco.org.br

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp