22/05/2020 às 10h32min - Atualizada em 22/05/2020 às 10h32min

Hospital Unimed coloca em operação Usina de Energia Fotovoltaica

A usina é formada por 1.560 módulos e quatro inversores, que fazem a captação de energia solar para transformá-la em eletricidade, por meio do efeito fotovoltaico.

Da Redação

A Unimed Sul Capixaba colocou em funcionamento na quinta-feira, 14 de maio, uma Usina de Energia Fotovoltaica em seu novo hospital, na Rodovia Cachoeiro x Safra, em Cachoeiro de Itapemirim. O investimento, de aproximadamente R$ 1,7 milhão, possibilitará uma economia de cerca de 40% no desembolso financeiro com o consumo de energia pelo hospital, além de ser uma fonte de energia limpa, que contribui para a preservação do meio ambiente.
 
A usina é formada por 1.560 módulos e quatro inversores, que fazem a captação de energia solar para transformá-la em eletricidade, por meio do efeito fotovoltaico. De acordo com o diretor de Recursos Próprios da Unimed Sul Capixaba, Gediel Teixeira Xavier, a energia solar captada é transformada em energia elétrica e transferida, no mesmo instante, para a rede do hospital, após passar por quatro inversores.
 
No estudo inicial para a implantação do sistema, a expectativa da cooperativa era de que a geração de energia chegasse a 65.000 quilowatts hora/mês. Após os primeiros testes e no primeiro dia de funcionamento do sistema, essa perspectiva aumentou para cerca de 72.000 quilowatts hora/mês de energia.
 
“Os equipamentos que adquirimos, importados do Canadá e da Alemanha, possuem tecnologia de ponta, com qualidade superior à grande maioria disponível no mercado. Isso contribui muito para o desempenho e para que chegássemos a uma performance ainda melhor àquela que previmos inicialmente. Toda a produção também pode ser acompanhada por nós de modo on-line e em tempo real”, enfatiza Gediel Teixeira Xavier.
 
A partir de agora, o consumo de energia no Hospital Unimed passa a ser composto pela Usina de Energia Fotovoltaica e pela compra no Mercado Livre de Energia. O diretor de Recursos Próprios explicou que a implantação da usina durou cerca de cinco meses, incluindo planejamento e estudos que consideraram diferentes variáveis, como a posição e a inclinação que possibilitaria o melhor aproveitamento da luz solar.
 
Para o diretor-presidente da Unimed Sul Capixaba Leandro Baptista, o principal benefício da Usina de Energia Fotovoltaica é a sua contribuição para a preservação ambiental e a sustentabilidade da cooperativa, na medida que utiliza uma energia totalmente limpa. “A grande relevância desse projeto é o fato de o hospital gerar sua própria energia, contribuindo para que seja uma unidade sustentável ambientalmente. A redução das despesas é apenas uma consequência disso”.
 
A Unimed Sul Capixaba, também com o objetivo de ter um consumo consciente de energia, evitando desperdício, conta com  sensores de presença com temporizadores nos banheiros, nas escadas e nos corredores da operadora, e os aparelhos de ar-condicionado foram trocados para o modelo inverter, além de serem realizadas rondas pelos vigilantes para identificar equipamentos eletrônicos ou lâmpadas ligadas sem necessidade após o fim do expediente.
 

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp