02/05/2020 às 14h49min - Atualizada em 02/05/2020 às 14h49min

Governo do ES classifica Presidente Kennedy como risco moderado para novo coronavírus

No risco moderado, o funcionamento dos estabelecimentos comerciais só pode ser feito com a obrigatoriedade de uso de máscaras por funcionários e clientes

Da Redação

O município de Presidente Kennedy passou das cidades com risco baixo para incidência do novo coronavírus e agora está no grupo com risco moderado. A informação foi dada neste sábado (2), em coletiva, pelo governador Renato Casagrande.

No risco moderado, o funcionamento dos estabelecimentos comerciais só pode ser feito com a obrigatoriedade de uso de máscaras por funcionários e clientes. 

Casagrande anunciou uma nova atualização do Mapa de Gestão de Risco, cuja matriz de risco leva em consideração também a taxa de disponibilidade de leitos de UTI no Espírito Santo, além do coeficiente de casos confirmados do novo Coronavírus (Covid-19) por município. As medidas qualificadas de prevenção à pandemia têm validade até o dia 10 de maio.

Com base nos dados mais recentes da Secretaria da Saúde (Sesa) e no estudo realizado pelo Centro de Comando e Controle (CCC) da Covid-19, o município de Bom Jesus do Norte foi reclassificado para o grupo de Risco Moderado. Outros três municípios (Guaçuí, Marataízes e Presidente Kennedy) saíram de Risco Baixo para Risco Moderado, com base no novo coeficiente de incidência no Estado (69 casos confirmados em relação a 100 mil habitantes).

Presidente Kennedy possui hoje quatro casos em investigação; sete confirmados, sendo três curados; e um óbito.

Medidas para risco moderado

Medidas sociais: Adoção de todas as medidas previstas para municípios do grupo de Risco Leve; Recomendação do isolamento social com intervenção local da autoridade pública; Recomendação das medidas de proteção (uso de máscara e ampliação das medidas de higiene); Abordagem às pessoas para recomendação; Monitoramento casos confirmados e suspeitos.

Medidas comerciais: Funcionamento de todos os estabelecimentos com medidas qualificadas com obrigatoriedade do uso de máscaras para funcionários e clientes; Escalonamento de horários de funcionamento por, no mínimo, dois turnos em municípios acima de 70 mil habitantes, com organização a critério do Município; Lojas em galerias e centros comerciais devem funcionar em apenas um dos dois turnos previstos.

Limites municipais: Orientação para controle de entrada no município com barreiras sanitárias, por meio de autoridade municipal; Barreira sanitária nas rodoviárias.

Espírito Santo
Ao todo, o Espírito Santo tem sete municípios enquadrados no Risco Alto (Alfredo Chaves, Cariacica, Fundão, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória), 16 em Risco Moderado (Aracruz, Anchieta, Bom Jesus do Norte, Domingos Martins, Guaçuí, Guarapari, Iconha, Ibiraçu, Marataízes, Marechal Floriano, Rio Novo do Sul, Presidente Kennedy, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante) e outros 55 seguem com o Risco Baixo.

Atividades comerciais
Em relação ao funcionamento dos estabelecimentos comerciais nos municípios classificados como Risco Alto, o governador Casagrande anunciou que será permitida a comercialização de itens considerados não essenciais, desde que não haja a abertura das lojas ao público. Desta forma, os consumidores poderão agendar a retirada dos produtos. No caso dos centros comerciais (shopping centers) poderá ser feita a comercialização por meio do sistema de drive-thru. Já havia sido permitida a venda de produtos mediante entrega (delivery).

Casagrande anunciou também a distribuição de um milhão de máscaras para a população da Grande Vitória que utiliza o transporte coletivo a partir desta segunda-feira (04).


Mapa de risco



 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp