O 8º Boletim Epidemiológico da Dengue, divulgado nesta quinta-feira (29) pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), revela um cenário preocupante para o município de Presidente Kennedy. A incidência da doença atingiu a marca de 128,67 na última semana e, considerando a soma das últimas quatro semanas chega a 368,85, classificando a situação como de alta incidência.
Para calcular a incidência, o número de notificações de novos casos é dividido pela população do município e multiplicado por 100 mil. O Ministério da Saúde define como baixa a incidência acumulada inferior a 100 casos/100 mil habitantes, média entre 100 e 300 casos/100 mil habitantes e alta acima de 300 casos/100 mil habitantes. Com a taxa atual, Presidente Kennedy se encontra no nível mais crítico, exigindo medidas urgentes por parte das autoridades e da comunidade em geral.
No total foram notificados 38.414 casos de dengue no Espírito Santo com incidência de 945,21 casos por 100 mil habitantes na semana epidemiológica (SE) 08 (18/02/2024 a 24/02/2024). Foram confirmados 02 (dois) óbitos neste período, nos seguintes municípios: Laranja da Terra (01); Sooretama (01).
Incidência das últimas quatro semanas:
PRESIDENTE KENNEDY - 85,78 | 68,62 | 85,78 |128,67 = 368,85
Ação conjunta é fundamental para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti
A Secretaria Municipal de Saúde alerta para a importância da colaboração da população no combate à dengue. Eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, é fundamental para prevenir novos casos.
Ações da população - medidas simples podem fazer a diferença:
Ações da Prefeitura Municipal
A Prefeitura de Presidente Kennedy, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações de combate à dengue no município. Neste sábado (02) haverá o Dia D contra Dengue a partir das 7h30, na Sede. Mas você também pode fazer o dia D na sua residência, eliminando todos os possíveis focos de dengue.
Sintomas
Febre, dor no corpo, vômito e formigamento são alguns dos principais sintomas da dengue. Para evitar a doença, é fundamental manter as ações de eliminação dos focos do mosquito e ficar atento para o surgimento dos primeiros sintomas da doença.
É preciso destacar que há quatro sorotipos diferentes e uma vez que a pessoa é infectada por um deles, fica imunizada contra aquele tipo, mas pode ter dengue dos outros sorotipos. O diagnóstico da dengue é dado por meio de exame de sangue. Veja quais são os sintomas mais comuns:
- Febre alta com início súbito;
- Dor de cabeça;
- Dor atrás dos olhos (que piora com o movimento);
- Manchas e erupções na pele;
- Cansaço extremo;
- Dores nas articulações;
- Náuseas;
- Vômitos.