Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
29/02/2024 às 12h14min - Atualizada em 29/02/2024 às 12h14min

Presidente Kennedy em alerta com alta incidência de dengue

Boletim Epidemiológico da SESA revela situação preocupante no município

Da Redação - Kennedyemdia.com.br

O 8º Boletim Epidemiológico da Dengue, divulgado nesta quinta-feira (29) pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), revela um cenário preocupante para o município de Presidente Kennedy. A incidência da doença atingiu a marca de 128,67 na última semana e, considerando a soma das últimas quatro semanas chega a 368,85, classificando a situação como de alta incidência.

Para calcular a incidência, o número de notificações de novos casos é dividido pela população do município e multiplicado por 100 mil. O Ministério da Saúde define como baixa a incidência acumulada inferior a 100 casos/100 mil habitantes, média entre 100 e 300 casos/100 mil habitantes e alta acima de 300 casos/100 mil habitantes. Com a taxa atual, Presidente Kennedy se encontra no nível mais crítico, exigindo medidas urgentes por parte das autoridades e da comunidade em geral.

No total foram notificados 38.414 casos de dengue no Espírito Santo com incidência de 945,21 casos por 100 mil habitantes na semana epidemiológica (SE) 08 (18/02/2024 a 24/02/2024). Foram confirmados 02 (dois) óbitos neste período, nos seguintes municípios: Laranja da Terra (01); Sooretama (01). 

Incidência das últimas quatro semanas:
PRESIDENTE KENNEDY - 85,78 | 68,62 | 85,78 |128,67 = 368,85


Ação conjunta é fundamental para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para a importância da colaboração da população no combate à dengue. Eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, é fundamental para prevenir novos casos.


Ações da população - medidas simples podem fazer a diferença:

  • Eliminar a água parada de qualquer recipiente, como vasos de plantas, pneus, garrafas e calhas.
  • Manter caixas d'água e tonéis bem tampados.
  • Limpar calhas e lajes periodicamente.
  • Manter ralos fechados ou com tela.
  • Recolher o lixo do quintal e colocar em sacos plásticos fechados.
  • Usar repelentes e roupas compridas para se proteger das picadas do mosquito.


Ações da Prefeitura Municipal

A Prefeitura de Presidente Kennedy, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações de combate à dengue no município. Neste sábado (02) haverá o Dia D contra Dengue a partir das 7h30, na Sede. Mas você também pode fazer o dia D na sua residência, eliminando todos os possíveis focos de dengue.

Sintomas
Febre, dor no corpo, vômito e formigamento são alguns dos principais sintomas da dengue. Para evitar a doença, é fundamental manter as ações de eliminação dos focos do mosquito e ficar atento para o surgimento dos primeiros sintomas da doença.

É preciso destacar que há quatro sorotipos diferentes e uma vez que a pessoa é infectada por um deles, fica imunizada contra aquele tipo, mas pode ter dengue dos outros sorotipos. O diagnóstico da dengue é dado por meio de exame de sangue. Veja quais são os sintomas mais comuns:
- Febre alta com início súbito;
- Dor de cabeça;
- Dor atrás dos olhos (que piora com o movimento);
- Manchas e erupções na pele;
- Cansaço extremo;
- Dores nas articulações;
- Náuseas;
- Vômitos.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp