Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
22/10/2019 às 15h59min - Atualizada em 22/10/2019 às 15h59min

Alimentos que ajudam a eliminar a acne

Saiba quais alimentos tratam espinhas e acabam com a acne, tirando suas principais dúvidas sobre o assunto

Da Redação - Com informações AesCare
( Foto: everydayhealth.com)

Para quem sofre com o problema, acabar com a acne é quase que um desafio diário, que envolve uma rotina de cuidados com a beleza.
 
Mas o que muitas vezes não nos damos conta é que a nossa alimentação está totalmente relacionada com a saúde da pele. Assim, podemos contar com alimentos aliados no combate das espinhas.
 
Pronta para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!


Acne: muito mais do que um fator estético

Sem dúvidas, a acne é um problema que incomoda muita gente – seja na adolescência ou até mesmo na fase adulta.

E essa questão é de longe apenas um fator relacionado com a beleza.

As temidas espinhas podem estar interligadas com sérios desequilíbrios hormonais ou problemas nutricionais e nem sempre estão envolvidas com uma “simples” oleosidade da pele.

Para piorar ainda mais o cenário, os casos mais graves podem comprometer seriamente a auto estima de quem sofre com as espinhas – sobretudo quando ocorre a famosa (e terrível) acne da mulher adulta.

 

Tratamento para a acne

Dentre os procedimentos e condutas mais comuns para tratar o problema, encontramos:

·Uso de técnicas como peelings, lasers, e dermoabrasão;

·Dermocosméticos como géis, sabonetes e cremes;

·Tratamento com antibióticos orais e outros medicamentos hormonais;

·Infiltração de medicações e até mesmo extrações, drenagens ou punções (em casos mais graves).

É claro que tudo irá depender de uma série de fatores (como as causas) e principalmente se a acne ainda está ativa ou se abrange apenas cicatrizes antigas.

Portanto, buscar um acompanhamento médico é essencial para descobrir a raiz do problema e pensar na melhor maneira de tratamento.

Mas apesar disso, já se sabe há tempos que o consumo de determinados alimentos pode eliminar a acne e contribuir muito para a pele, você sabia disso?

 

A alimentação como aliada no tratamento da acne

Sim! O que ingerimos em nosso dia a dia pode sim ajudar no combate à acne, reduzindo (e muito) o problema!

Portanto, conhecer os alimentos mais indicados para quem tem espinhas é uma excelente maneira de prevenir complicações, cicatrizes e queda da autoestima.

Se você aliar seus tratamentos estéticos e dermatológicos a esses alimentos, o sucesso é garantido! Mas lembre-se que tratar as causas da acne sempre é essencial e pode até necessitar de uma equipe multidisciplinar.


Agora vamos conferir a lista dos alimentos queridinhos para tratar a acne:

1.Alimentos com vitamina C

A vitamina C é um potente agente antioxidante, que atua contra os radicais livres que provocam o envelhecimento da pele.

Para somar ainda mais pontos positivos, essa vitamina tem ação clareadora, capaz de agir diretamente sobre as manchinhas de acne.

Tais alimentos também estimulam a produção de importantes proteínas da pele, como o colágeno e a elastina, que contribuem para a estruturação do tecido, deixando o envelhecimento precoce lá longe.

Então capriche no consumo de:

·Laranja, limão e kiwi;

·Morango, caju, manga e abacaxi;

·Tomate e repolho.


2.Alimentos ricos em ômega 3

Sabe aquela história de que o ômega 3 é excelente para tudo? Pois então, para o tratamento das espinhas, isso não é diferente!

Esse ácido graxo é um potente alimento anti-inflamatório, capaz de tirar aquela vermelhidão da pele e prevenir o surgimento de novas espinhas.

Ele também ajuda a manter a pele bem bonita, sendo uma gordura extremamente saudável para a saúde cardiovascular (somando ainda mais benefícios).

Opte por ingerir:

·Salmão, atum e sardinha;

·Oleaginosas e sementes;

·Óleo de linhaça e de peixe.

 

3.Alimentos com ação antioxidante

As versões cheias de antioxidantes são excelentes contra a acne, agindo sobre toda a estrutura da pele – deixando-a ainda mais atraente.

Consuma:

·Frutas cítricas em geral (principalmente acerola e laranja);

·Suco de uva integral;

·Azeite de oliva.


4.Alimentos que possuem vitamina A

Uma alimentação rica em vitamina A é capaz de contribuir não só para manter a pele mais hidratada (preenchendo os espaços celulares), mas também para atuar na produção de colágeno e deixar toda a estrutura mais firme e bonita.

Além disso, tais alimentos são potentes contra a acne e podem ajudar seu tratamento:

·Couve, brócolis e cenoura;

·Batata doce;

·Fígado.

Agora que você conferiu quais alimentos são essenciais para tratar a acne, também é preciso dar uma olhadinha naqueles que devem ser evitados – principalmente durante os períodos de maior crise.

Alimentos que devem ser evitados

Leite e seus derivados (iogurtes e queijos):

Os laticínios estimulam atividades hormonais, aumentam a produção de sebo e os índices de inflamação, interferindo de maneira direta sobre as espinhas.

Por esse motivo, eles costumam ser evitados por quem sofre com o quadro de acne.

- Carne vermelha

A carne vermelha é fonte rica em ômega 6 e é capaz de aumentar as espinhas, não sendo muito indicada para quem passa pelo problema.

- Frituras

Quando os alimentos são feitos com grandes quantidades de óleos, a pele é estimulada a produzir ainda mais sebo, deixando-a mais propensa à acne – e rica em oleosidade.

- Farinha branca

Carboidratos (principalmente a farinha branca) possuem alta capacidade de aumentar a produção de alguns hormônios, como a insulina.

Com isso, a pele fica mais propensa a alterações hormonais e acaba aumentando os riscos para acne.

Por isso, evite:

- Pães;

- Massas;

- E biscoitos compostos por farinha branca.

 

Outros aspectos importantes
Seja pelo excesso de algum produto, a falta de nutrientes ou variações hormonais, a acne tira as noites de sono de muitas mulheres e atinge seriamente sua autoestima e bem-estar – principalmente a longo prazo.

Se você sofre com espinhas, procure manter seus tratamentos e cuidados com a pele sempre em dia – jamais esquecendo de verificar as causas.
       
Mas não deixe uma boa alimentação de lado, optando por esses alimentos que podem fazer verdadeiros milagres! Por isso, fique de olho no cardápio!


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp