Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
01/10/2019 às 10h34min - Atualizada em 01/10/2019 às 10h34min

Dorlei Fontão e Renato Casagrande participam do lançamento do Consórcio Público Capixaba de Compras Governamentais

Evento foi organizado pela Amunes

Da Redação
Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do ES
Foto: Deputado Estadual Marcelo Santos e o prefeito Dorlei Fontão

O prefeito de Presidente Kennedy, Dorlei Fontão, participou na manhã desta segunda-feira (30), do lançamento do Consórcio Público Capixaba de Compras Governamentais, durante evento realizado pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), no Palácio Anchieta, em Vitória. Além do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, estiveram presentes cerca de outros 60 prefeitos do Estado.

Na ocasião, foram abertas as inscrições para o 8º Congresso Gestão das Cidades e o anúncio do Prêmio Boas Práticas Senador Gerson Camata.


Consórcio
O Consórcio está sendo criado com o objetivo de facilitar a aquisição de bens e serviços pelos municípios capixabas, além de promover a eficiência do gasto público.

Premiação
Já a premiação vai reconhecer as boas iniciativas da gestão pública municipal. As ações vencedoras serão conhecidas durante o congresso, que vai oferecer ao público palestras, cursos, workshops e encontros visando a melhoria na oferta do serviço público de excelência.

Governador
Para Casagrande, o momento é de mudarmos a forma de oferecer os serviços públicos, trabalhando de forma inovadora e em conjunto. “A Amunes tem uma grande importância para o nosso trabalho. Temos um nível de organização muito grande em nosso Estado e isso está refletindo nos municípios. Reflexo disso é o Tribunal de Contas do Estado que é muito bom, pois ficam controlando e de olho nos limites. E a lei aqui no Estado é aplicada. Nosso TCES aplica com muito rigor e nos traz segurança. Temos um trabalho em comum a ser feito e todos precisam saber dos nossos limites e de nossas despesas”, ponderou o governador.

O chefe do Executivo estadual prosseguiu: “Temos que usar os novos recursos para que possamos reduzir os custos. Não posso atender a demanda da sociedade apenas contratando. Ou usamos a inovação para, de fato ter um controle maior, ou não teremos como fazer o enfrentamento. Podemos comprar certo, mas se não tivermos cuidados, vamos ter aumento da nossa despesa. Temos um Estado que pode ser referência para o Brasil e o mundo. Vamos trabalhar juntos, pois sou um defensor do fortalecimento dos municípios”, apontou.

Amunes
O presidente da Amunes e prefeito de Viana, Gilson Daniel, ressaltou que as compras conjuntas entre os municípios e regiões do Estado podem resultar em queda nos custos, sendo que os recursos economizados poderão ser revertidos para políticas públicas para os munícipes. 

“O futuro do Estado já chegou com a condução que o governador tem dado. E hoje, nós gestores públicos, temos várias missões. Entre essas missões está a criação do consórcio para sermos eficientes nas compras públicas. Temos diversos municípios comprando a mesma coisa e poderíamos estar comprando juntos, abaixando os custos. Desta forma, economizaríamos e transformaríamos essa economia em outros serviços públicos aos nossos cidadãos”, enfatizou Gilson Daniel.

Presentes
Estiveram presentes ao evento: os secretários de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip; de Controle e Transparência, Edmar Camata; e de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Christina Engel; o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Sérgio Aboudib; o presidente da Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (Ascamves), Wilton Minarini; o deputado estadual Marcelo Santos, representando a Assembleia Legislativa; além de prefeitos, vereadores, secretários e lideranças de todo o Estado.

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp