Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
04/06/2019 às 10h01min - Atualizada em 04/06/2019 às 10h01min

Presidente Kennedy está com alta incidência de casos de dengue

Da Redação

A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) divulgou na última quinta-feira(30) o 21º Boletim Epidemiológico da Dengue. Entre 19 e 25 de maio, foram notificados 1.519 casos de dengue no Espírito Santo. O balanço de janeiro até maio ainda mostra um número alarmante de casos notificados, 37.560 em todo o ES.

Ainda de acordo com o boletim, a incidência de casos de dengue em Presidente Kennedy tem aumentado e já é maior do que no município de Vitória por exemplo.

Em Presidente Kennedy foram registrados 113,2 casos de incidência de dengue na última semana, bem maior do que na Capital onde foi registrado 63,4. Os números são considerados altos.

O governo, mas também e principalmente os moradores, devem fazer a sua parte não deixando água parada onde o mosquisto transmissor da dengue possa se proliferar.

 

Tabela de incidência das últimas quatro semanas

MUNICÍPIO 18ª SE 19ª SE 20ª SE 21ª SE TOTAL*
PRESIDENTE KENNEDY 60,9 78,3 52,2 113,2 304,7
VITÓRIA 72,0 89,0 77,0 63,4 301,5

*Total das quatro semanas

Para calcular a incidência, divide-se o número de notificações (ou seja, o número de novos casos da doença) pela população do município e multiplica-se este valor por 100 mil. O ministério da Saúde considera três níveis de incidência acumulada das quatro últimas semanas dos casos de dengue: baixa (menos de 100 casos/100 mil habitantes), média (de 100 a 300 casos/100 mil habitantes) e alta (mais de 300 casos/100 mil habitantes). A taxa de incidência é um importante indicador de alerta e ajuda a orientar as ações de combate à dengue.

 
Sintomas
Febre, dor no corpo, vômito e formigamento são alguns dos principais sintomas da dengue.

Para evitar a doença, é fundamental manter as ações de eliminação dos focos do mosquito e ficar atento para o surgimento dos primeiros sintomas da doença.

É preciso destacar que há quatro sorotipos diferentes e uma vez que a pessoa é infectada por um deles, fica imunizada contra aquele tipo, mas pode ter dengue dos outros sorotipos.

O diagnóstico da dengue é dado por meio de exame de sangue. Veja quais são os sintomas mais comuns:

Febre alta com início súbito;
Dor de cabeça;
Dor atrás dos olhos (que piora com o movimento);
Manchas e erupções na pele;
Cansaço extremo;
Dores nas articulações;
Náuseas;
Vômitos.
 

Como se prevenir

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Tirar água dos vasos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp