Moradores de Presidente Kennedy estão enfrentando problemas com a qualidade da energia elétrica fornecida pela EDP ES. Segundo relatos, a voltagem da energia está chegando fora dos padrões da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o que pode ocasionar danos a eletrodomésticos e outros equipamentos.
As oscilações de tensão podem causar danos a equipamentos — motores, compressores e equipamentos eletrônicos. Se os valores de tensão permanecerem inadequados por período elevado, muitos equipamentos podem operar fora de sua condição de projeto, chegando a danificá-los.
Um dos clientes de Presidente Kennedy afirma ter recebido a visita de um técnico da EDP ES onde fora constatado o problema. O técnico instalou no poste da sua residência um aparelho para gravar os níveis de oscilação da rede durante sete dias e após esse período foi feito um laudo. No laudo datado de outubro de 2023 (veja abaixo), a própria EDP ES admitiu o erro e informou que melhorias seriam feitas, mas até agora nada.
Apesar da constatação do problema, o cliente relata que a EDP ES o ressarciu apenas uma vez desde que o problema foi identificado. Ele ainda afirma que o problema persiste e que a empresa não o solucionou, deixando-o sem o ressarcimento pelos meses passados.
A energia que chega à residência do cliente varia entre 217 e 238 volts, quando o padrão da ANEEL determina que a voltagem deve ser entre 213 e 226 volts, ou seja, 3% para mais ou para menos dos 220 volts que seria o padrão. Essa oscilação pode causar danos a eletrodomésticos mais sensíveis, além de outros transtornos.
Em nota, a EDP ES reconhece o problema e informa que a ocorrência é pontual e que está realizando ações de melhorias no local. A empresa também afirma que prestou os devidos esclarecimentos ao cliente sobre o pedido de ressarcimento.
Recomendações para Consumidores: