Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
25/03/2024 às 09h07min - Atualizada em 25/03/2024 às 09h07min

Obras para resolver alagamentos em Kennedy devem começar ainda em 2024

Da Redação - Kennedyemdia.com.br

Está prevista para ocorrer em 2024 a assinatura de contrato com uma empresa para iniciar as obras de drenagem de toda a Sede de Presidente Kennedy, e assim, acabar de vez com os alagamentos no centro do município. Serão realizadas obras para continuação da galeria já existente, além da correação das redes de drenagem existentes pois muitas possuem ligações diretas de esgoto, direcionando esgoto in natura no córrego Batalha. A contratação da empresa já foi iniciada, visto que foi aberta a licitação no dia 31 de janeiro. Seis empresas já apresentaram suas propostas.

As empresas participantes da licitação são: Consórcio Batalha Kennedy; Consórcio CAU; Consórcio GDK; Consórcio Presidente Kennedy - PK; Consórcio SA Vibra e Andares Kennedy; e Consórcio Saneamento Kennedy.

A abertura das propostas de preços está prevista para acontecer em breve. A empresa vencedora será responsável por executar serviços de macro e microdrenagem em toda a Sede de Presidente Kennedy.

Obra faz parte de um mega projeto

A obra de drenagem urbana faz parte de um mega projeto do município que também inclui a construção de um sistema de coleta e tratamento de esgoto nas comunidades de Santo Eduardo, Marobá, Praia das Neves, São Salvador, Boa Esperança, Santa Lúcia, Mineirinho, Jaqueira e Areinha, Campo Novo e Sede. Todos os serviços estão orçados em R$ 218 milhões.

A execução do sistema de drenagem e esgotamento sanitário da Sede do município é de extrema importância para solucionar problemas de saúde pública e atender às metas e soluções descritas no Plano Municipal de Saneamento Básico.

A obra irá beneficiar diretamente toda a população da Sede de Presidente Kennedy, que há anos sofre com os alagamentos. A drenagem urbana irá melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, além de reduzir os riscos de doenças transmitidas por água contaminada.

Previsão de início das obras

A previsão é que a assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação seja realizada em 2024. As obras devem ser iniciadas logo em seguida e têm um prazo de execução de até 42 meses para todos os serviços.
 

O que são as obras de drenagem?
Obras de drenagem são conjuntos de infraestruturas que têm como objetivo coletar, transportar e escoar as águas pluviais, evitando que elas causem inundações, erosão e outros problemas.

As obras de drenagem podem ser divididas em duas categorias principais:

As obras de drenagem são importantes para a segurança e o conforto da população. As inundações podem causar danos materiais e até mesmo perdas de vidas. A erosão pode causar danos às estruturas e ao meio ambiente.

As obras de drenagem podem ser realizadas em diferentes escalas, desde obras pequenas, como a construção de uma boca de lobo, até obras grandes, como a construção de um sistema de drenagem urbana.

As obras de drenagem devem ser projetadas e executadas por profissionais qualificados, para garantir que sejam eficientes e seguras.

Os benefícios das obras de drenagem incluem:

  • Prevenção de inundações;
  • Prevenção de erosão;
  • Melhoria da segurança da população;
  • Melhoria do conforto da população;
  • Preservação do meio ambiente.
 

O que é um Sistema de coleta e ETE?
O sistema de esgotamento sanitário é um conjunto de infraestruturas que coletam, transportam e tratam os esgotos sanitários, que são os efluentes líquidos provenientes das atividades domésticas, comerciais e industriais. O sistema de esgotamento sanitário é composto por três partes principais:

Os sistemas de esgotamento sanitário são importantes para a saúde pública e o meio ambiente. Os esgotos sanitários não tratados podem contaminar o solo, a água e o ar, causando doenças como diarreia, cólera, febre tifoide e hepatite A. Além disso, os esgotos não tratados podem poluir os corpos d'água, prejudicando a vida aquática e a qualidade da água potável.
 


 

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp