Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
22/03/2024 às 09h02min - Atualizada em 22/03/2024 às 09h02min

Presidente Kennedy promove ações em comemoração ao Dia Mundial da Água

Palestras, visitas técnica com alunos e certificação, estão entre as atividades da semana

Da Redação - Kennedyemdia.com.br
Com informações PMPK

A Prefeitura de Presidente Kennedy, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza várias ações para a semana em que comemoramos o Dia Mundial da Água, afinal, a água é um bem fundamental para a existência humana, cuidar dela é um dever de todos. E dentre as atividades previstas para esta semana está palestras em escolas, visitas com alunos da rede municipal a Estação de Tratamento de Água, entre outras.

O município de Presidente Kennedy está localizado na bacia hidrográfica do rio Itabapoana, que faz divisa com o Estado do Rio de Janeiro, e seus afluentes, incluindo o Rio Preto e diversos córregos. A cidade também está inserida na bacia hidrográfica do rio Itapemirim, ao norte, com destaque para o Rio Muqui do Norte. Embora tenha um clima tropical chuvoso, com estação seca no inverno, a região enfrenta crises hídricas devido à estiagem prolongada, afetando a população e as atividades agropecuárias, comprometendo o abastecimento de água para consumo humano e animal.

No entanto, esforços significativos estão sendo feitos para proteger e gerenciar os recursos hídricos do município. Projetos de conservação de nascentes, do solo e de distribuição de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, além de programas de educação ambiental e práticas sustentáveis na zona rural, estão em andamento para garantir a preservação dessas importantes fontes de vida. A recuperação das áreas de recarga hídrica, nascentes e margens de cursos d’água oferece perspectivas positivas para o futuro de Presidente Kennedy.

Associadas à abertura de curvas de nível e à criação de barraginhas de terra de pequeno porte, essas ações proporcionam esperança aos produtores rurais, tanto no curto prazo, com a utilização das águas pluviais retidas na propriedade, quanto no longo prazo, com a recuperação das áreas vulneráveis diante do cenário hídrico desafiador que o Estado do Espírito Santo enfrenta.

Além da recuperação das áreas, destaca-se a sensibilização dos produtores rurais com a adesão aos Projetos e a mudança de percepção que isso tem ocasionado neste público é positiva, fazendo com que se conscientizem sobre a importância de preservar os recursos naturais, que se tornam cada dia mais escassos.

Projeto Barraginhas e De olho no Óleo

As Barraginhas são pequenas bacias escavadas no solo, com a função de captar enxurradas, controlar erosões e facilitar a infiltração da água das chuvas no solo, preservando o solo e contribuindo para a recarga dos lençóis freáticos, que por sua vez abastecem nascentes, córregos e rios.

Este projeto tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar e o público em geral sobre a importância do uso responsável dos recursos hídricos e a gestão adequada dos resíduos sólidos, especialmente o óleo de cozinha usado. O projeto inclui atividades de educação ambiental e a disponibilização de pontos de coleta para o descarte seguro e adequado do óleo usado.

Programação em Comemoração ao Dia Mundial da Água

Para a semana de comemoração do Dia da Água, que ocorre em 22 de março, estão programadas as seguintes ações:

19/03 – terça-feira e 20/03 – quarta-feira:

Palestras nas escolas sobre a importância dos nossos corpos hídricos.

20/03 – terça-feira e 20/03 – quarta-feira:

Palestras nas escolas sobre a importância dos nossos corpos hídricos.

21/03 – quinta-feira:

Visita com as escolas às Barraginhas e à Estação de Tratamento de Água (ETA).

22/03 – sexta-feira:

Cerimônia de certificação dos produtores contemplados pelo Projeto Barraginhas, premiação do Projeto De Olho no Óleo e encerramento das comemorações do Dia da Água.

 

 

 

 

 

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp