Os locais que mais atraem o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zica, estão nas residências. Por essa razão, a população deve ficar atenta em suas casas para evitar acúmulos de água parada, que podem conter focos do inseto, em especial, nesta época do ano, com os períodos chuvosos.
A Secretaria Municipal de Saúde, realiza ações para combater a proliferação do inseto, por meio da atuação dos agentes de endemias, com vistorias em imóveis; atividades educativas e bloqueios epidemiológicos em áreas com casos da doença. No entanto, é imprescindível que os moradores colaborem com os cuidados nas residências. Confira abaixo as instruções.
Conforme a legislação vigente, é de responsabilidade de cada morador manter seu imóvel limpo e livre de água parada. As consequências administrativas e judiciais para os donos de imóveis abandonados que não tomam as devidas precauções na prevenção da dengue e outras arboviroses podem incluir multas e, até mesmo, processos criminais.
“Sempre estamos reforçando isto: o apoio da comunidade no combate ao mosquito da dengue é indispensável. Temos visto um aumento do número dos casos e, embora Cachoeiro esteja entre os municípios com menor incidência, não podemos baixar a guarda. Precisamos continuar fazendo a nossa parte”, salienta um agente de vigilância.
Imóveis abandonados
Para ajudar, ainda mais, no combate ao Aedes aegypti, munícipes podem denunciar imóveis abandonados que estejam contribuindo para a proliferação.
A Semus esclarece que os agentes da vigilância sanitária e de combate a endemias não têm a prerrogativa legal de forçar a entrada em terrenos ou imóveis particulares para fiscalizar os cuidados de prevenção contra o Aedes aegypti.
Por esse motivo, os proprietários são notificados para que realizem a limpeza. Caso isso não seja cumprido, o responsável passará a ser multado.
Nos casos em que o imóvel apresenta condições para os servidores adentrem com segurança e sem qualquer tipo de dano ao local, o trabalho é executado.
Confira alguns passos para afastar o Aedes aegypti de sua casa: