Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
08/02/2024 às 07h10min - Atualizada em 08/02/2024 às 07h10min

Cuidados em casa contribuem no combate ao mosquito da dengue

kennedyemdia.com.br

Os locais que mais atraem o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zica, estão nas residências. Por essa razão, a população deve ficar atenta em suas casas para evitar acúmulos de água parada, que podem conter focos do inseto, em especial, nesta época do ano, com os períodos chuvosos.

A Secretaria Municipal de Saúde, realiza ações para combater a proliferação do inseto, por meio da atuação dos agentes de endemias, com vistorias em imóveis; atividades educativas e bloqueios epidemiológicos em áreas com casos da doença. No entanto, é imprescindível que os moradores colaborem com os cuidados nas residências. Confira abaixo as instruções.  

Conforme a legislação vigente, é de responsabilidade de cada morador manter seu imóvel limpo e livre de água parada. As consequências administrativas e judiciais para os donos de imóveis abandonados que não tomam as devidas precauções na prevenção da dengue e outras arboviroses podem incluir multas e, até mesmo, processos criminais.

“Sempre estamos reforçando isto: o apoio da comunidade no combate ao mosquito da dengue é indispensável. Temos visto um aumento do número dos casos e, embora Cachoeiro esteja entre os municípios com menor incidência, não podemos baixar a guarda. Precisamos continuar fazendo a nossa parte”, salienta um agente de vigilância.

Imóveis abandonados

Para ajudar, ainda mais, no combate ao Aedes aegypti, munícipes podem denunciar imóveis abandonados que estejam contribuindo para a proliferação.

A Semus esclarece que os agentes da vigilância sanitária e de combate a endemias não têm a prerrogativa legal de forçar a entrada em terrenos ou imóveis particulares para fiscalizar os cuidados de prevenção contra o Aedes aegypti.

Por esse motivo, os proprietários são notificados para que realizem a limpeza. Caso isso não seja cumprido, o responsável passará a ser multado.

Nos casos em que o imóvel apresenta condições para os servidores adentrem com segurança e sem qualquer tipo de dano ao local, o trabalho é executado.

Confira alguns passos para afastar o Aedes aegypti de sua casa:

  • Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
  • Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
  • Se guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre as bocas para baixo.
  • Proteja ralos sem tampa com telas finas.
  • Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
  • Não jogue lixo em terrenos baldios.
  • Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje.
  • Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
  • Se guardar pneus velhos, retire toda a água e os mantenha em locais cobertos, protegidos da chuva.
  • Lave, com frequência, com água e sabão, os recipientes usados para guardar água, pelo menos, uma vez por semana.
  • Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.
  • Quando o agente de endemias – devidamente identificado – pedir para fazer a vistoria de rotina, permita a sua entrada.
  • Se for viajar por longo período, certifique-se de que não está deixando nenhum recipiente em local onde possa acumular água.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp