Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
25/01/2024 às 09h12min - Atualizada em 25/01/2024 às 09h12min

Evair de Melo quer tombamento nacional da Igreja de Nossa Senhora das Neves

Kennedyemdia.com.br - Da Redação
Uma das construções mais antigas do nosso Estado, e talvez do país, a igreja de Nossa Senhora das Neves, em Presidente Kennedy, data de mais de 300 anos atrás e pode ser reconhecida como patrimônio histórico nacional graças à indicação de emenda parlamentar impositiva do deputado federal Evair de Melo, com a finalidade de custear seu processo de tombamento.

Construída por José de Anchieta, ainda no período colonial brasileiro, a igreja é cercada de histórias e mitos que, além de torná-la um patrimônio incontestável da cultura e história brasileiras, também tem colocado a própria construção em risco já que são muitas as visitas – atualmente sem controle – feitas ao local.


“Nossa intenção é fazer um estudo para mapear todo o sítio histórico da igreja, seus possíveis achados arqueológicos e, em seguida, viabilizar a restauração e preservação do prédio original. É de extrema importância deixarmos essa parte da nossa história disponível para que as futuras gerações entendam a origem do nosso povo”, comenta o deputado, que destinou emenda parlamentar para o tombamento da Igreja pela União. Evair também encaminhou recursos para realização do mesmo estudo no Centro da capital, Vitória.

A Igreja Nossa Senhora das Neves já é reconhecida como patrimônio histórico e tombada pelo Espírito Santo. Recentemente, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim à qual pertence a Igreja, anunciou a sua reforma, junto a outras três construções históricas do Sul do Estado. A ação é feita em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).

“É bastante louvável a iniciativa da Diocese em preservar um patrimônio tão importante. Nossa expectativa é que consigamos ampliar cada vez mais os recursos destinados à manutenção, restauração e preservação desse parte tão cara à nossa história. Com o reconhecimento e tombamento como patrimônio histórico nacional, tal como propomos, esses e outros recursos certamente serão mais constantes”, conclui Evair.

Além da igreja de Nossa Senhora das Neves, em Kennedy, serão reformadas as igrejas de Nossa Senhora do Amparo, em Itapemirim e a igreja de Pedro de Alcântara, em Mimoso do Sul.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp