Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
16/01/2024 às 09h30min - Atualizada em 16/01/2024 às 09h30min

Igreja das Neves será restaurada pelo Iphan em Presidente Kennedy

Kennedyemdia.com.br - Da Redação

No intuito de preservar e revitalizar o valioso patrimônio histórico-cultural da região sul Capixaba, uma iniciativa de restauro de igrejas históricas tombadas foi anunciada recentemente. O projeto abrange edificações centenárias, que desempenharam papel fundamental na formação da identidade local.

Entre as igrejas selecionadas para passarem por esse processo de restauração está a Igreja de Nossa Senhora das Neves, em Presidente Kennedy, uma das mais representativas do período histórico da região. O objetivo é não apenas conservar a arquitetura e elementos artísticos da igreja, mas também promover a valorização da herança cultural e religiosa que permeia essa construção.

A restauração será realizada por meio de uma parceria entre a Cáritas da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para a reforma ocorrer, o Iphan firmou um termo de colaboração junto com a Cáritas da Diocese de Cachoeiro. O órgão explicou que todas as edificações são tombadas na esfera estadual pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC).

A expectativa é que o projeto não apenas devolva à comunidade a igreja revitalizada, mas também impulsione o turismo cultural na região, atraindo visitantes interessados na riqueza histórica dessas igrejas.

Haverá revitalização das estruturas físicas e o plano de restauração inclui a implementação de medidas de conservação que garantam a manutenção a longo prazo desses locais históricos, como pintura, retirada de infiltrações, conserto de telhado, reparo de um sino e até sistema de proteção contra raios, antes inexistentes nas igrejas. Esse esforço conjunto visa assegurar que as futuras gerações possam apreciar e aprender com a história que essas igrejas testemunharam ao longo dos anos.

Além da Igreja de Nossa Senhora das Neves, em Presidente Kennedy, serão revitalizadas as Igreja Nossa Senhora do Amparo, em Itapemirim e a Igreja São Pedro de Alcântara, em Mimoso do Sul, dentro do Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana. Ao todo, R$ 1.629.209,00, provenientes de uma verba parlamentar, serão destinados aos trabalhos.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp