Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
07/12/2023 às 09h00min - Atualizada em 07/12/2023 às 09h15min

Prefeitura de Presidente Kennedy vai fazer a maior contratação da história em 2024

Melhorias à vista

Da Redação
Kennedyemdia.com.br

A Prefeitura de Presidente Kennedy publicou no dia 10 de novembro de 2023, um edital de licitação para a contratação de uma empresa para a elaboração de estudos e projetos de engenharia e execução das obras de microdrenagem, macrodrenagem, sistema de esgotamento sanitário e estações de tratamento de esgoto (ETE) – inclusive pré-operação e operação assistida, no município.

O valor estimado da contratação é de R$ 218 milhões, sendo a maior contratação da história do município a ser realizada.

As obras incluem:

- Sistema de coleta e ETE de Santo Eduardo, Marobá, Praia das Neves, São Salvador, Boa Esperança, Santa Lúcia, Mineirinho, Jaqueira e Areinha, Campo Novo e Sede;

- Obras de drenagem na Sede.

A abertura dos envelopes com as propostas será no dia 28 de dezembro de 2023. Apesar do início de escolha de empresa para realização das obras ser feito nesse ano, a assinatura do contrato só deve ocorrer em 2024 após os trâmites de concorrência entre as empresas participantes.

O que é um Sistema de coleta e ETE?
O sistema de esgotamento sanitário é um conjunto de infraestruturas que coletam, transportam e tratam os esgotos sanitários, que são os efluentes líquidos provenientes das atividades domésticas, comerciais e industriais. O sistema de esgotamento sanitário é composto por três partes principais:

Os sistemas de esgotamento sanitário são importantes para a saúde pública e o meio ambiente. Os esgotos sanitários não tratados podem contaminar o solo, a água e o ar, causando doenças como diarreia, cólera, febre tifoide e hepatite A. Além disso, os esgotos não tratados podem poluir os corpos d'água, prejudicando a vida aquática e a qualidade da água potável.

 

O que são as obras de drenagem?
Obras de drenagem são conjuntos de infraestruturas que têm como objetivo coletar, transportar e escoar as águas pluviais, evitando que elas causem inundações, erosão e outros problemas.

As obras de drenagem podem ser divididas em duas categorias principais:

As obras de drenagem são importantes para a segurança e o conforto da população. As inundações podem causar danos materiais e até mesmo perdas de vidas. A erosão pode causar danos às estruturas e ao meio ambiente.

As obras de drenagem podem ser realizadas em diferentes escalas, desde obras pequenas, como a construção de uma boca de lobo, até obras grandes, como a construção de um sistema de drenagem urbana.

As obras de drenagem devem ser projetadas e executadas por profissionais qualificados, para garantir que sejam eficientes e seguras.

Os benefícios das obras de drenagem incluem:

  • Prevenção de inundações;
  • Prevenção de erosão;
  • Melhoria da segurança da população;
  • Melhoria do conforto da população;
  • Preservação do meio ambiente.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp