Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
19/10/2023 às 09h51min - Atualizada em 19/10/2023 às 09h51min

Abertas as inscrições para participar do Comitê do Rio Itabapoana

Da Redação - Com informações Agerh
Kennedyemdia.com.br

O Comitê Capixaba da Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana (CCBH Itabapoana) abriu inscrições para o processo eleitoral dos novos membros. As inscrições estão abertas até o dia 31 de outubro e podem ser realizadas por meio virtual, presencial ou pelos Correios. Podem se inscrever os usuários de água, representantes de empresas, do poder público e da sociedade civil organizada localizados na região.

O CCBH Itabapoana conta com 33 membros titulares e 33 suplentes. A plenária é composta por onze representantes do poder público, onze representantes dos usuários de água (agricultores, indústrias, empresas de saneamento, empreendimentos etc.) e onze representantes da sociedade civil organizada.

Os novos membros eleitos vão atuar no mandato 2023-2027 e, após a eleição, a nova plenária vai escolher a diretoria do CCBH (presidente, vice-presidente e secretário executivo), que deve ter um representante de cada segmento.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de outubro de forma on-line, presencial ou pelos Correios. Todas as informações, regras, datas, formulários e endereços estão na Deliberação nº 001/2023 do CCBH Itabapoana publicada no site da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). Clique Aqui

Os Comitês de Bacias Hidrográficas funcionam como gestores das bacias. São órgãos colegiados normativos, deliberativos e consultivos, compostos por representantes do poder público, sociedade civil e usuários da água (como companhias de abastecimento, agricultores e indústrias). Os representantes são eleitos a cada quatro anos. 

Saiba mais sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana:

A porção capixaba da bacia hidrográfica do Rio Itabapoana está localizada na região sul do Estado do Espírito Santo. A Bacia do Rio Itabapoana tem uma área de drenagem de 4.875 quilômetros quadrados e inclui 18 municípios dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Por isso, o Rio Itabapoana é um corpo hídrico de domínio da União.

Seus limites físicos se localizam ao norte com a Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim, ao sul com a Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, à oeste com a Serra do Caparaó, Minas Gerais, e com a Bacia Hidrográfica do Rio Doce e à leste com o Oceano Atlântico.

No Espírito Santo, a área de drenagem é de, aproximadamente, 2.696 quilômetros quadrados. Essa área abrange completamente os municípios de Divino de São Lourenço, Guaçuí, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte, Apiacá e Mimoso do Sul, e, parcialmente, os municípios de Dores do Rio Preto, Muqui e Presidente Kennedy.

A Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana tem o Rio Itabapoana como rio principal, cuja nascente se localiza na região da Serra do Caparaó (MG), em Alto Caparaó, com a denominação de Rio Preto.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp