Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
25/08/2023 às 13h19min - Atualizada em 25/08/2023 às 13h19min

Campanha de Multivacinação começa neste sábado (26) em Presidente Kennedy

Da Redação - Com informações Governo do ES
Kennedyemdia.com.br

A partir deste sábado (26), crianças a partir de 0 anos a adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) poderão colocar em dia a situação vacinal, com o início da Campanha de Multivacinação em Presidente Kennedy. A Campanha que visa à atualização das vacinas de rotina de crianças e adolescentes acontece até o dia 16 de setembro, com dia D no próximo dia 02.

Com o objetivo também de garantir a proteção do público-alvo e de recuperar as altas coberturas vacinais, serão ofertadas as 17 vacinas de rotina, além das doses da Covid-19 e Influenza, aos públicos elencados.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, a expectativa é que o Estado possa aumentar as coberturas de todas as vacinas, seguindo o exemplo da BCG, que está acima da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, com cobertura de 95,8%.

“A expectativa do Estado é garantir a proteção das crianças e adolescentes, que têm direito à saúde e à vida. Além disso, aumentar as coberturas vacinais de rotina, buscando chegar até o final do ano com as metas alcançadas do calendário. Assim como a BCG, em que já batemos a meta parcial de 90% e pretendemos aumentar ainda mais a sua cobertura até dezembro”, ressaltou a coordenadora.

Para este ano, o Ministério da Saúde definiu um calendário diferente para a campanha, não mais único em todo País, como antes, mas seguindo o calendário das ações de microplanejamento nos estados, além da antecipação nos estados do Amazonas, Acre e Amapá para o primeiro semestre deste ano em virtude do risco de reintrodução da poliomielite, doença que foi notificada em março deste ano no Peru, em região de fronteira.

Vacinas disponíveis para Campanha de Multivacinação

Serão ofertadas às crianças de até sete anos de idade (06 anos 11 meses e 29 dias) as vacinas: BCG, Hepatite B, Penta, Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola), DTP, Hepatite A e Varicela.

Já para as crianças a partir dos sete anos de idade até menores de 15 anos, serão ofertadas as seguintes vacinas: Hepatite B, Febre amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano (dT), Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e dTpa.

Em relação às doses da vacina contra Covid-19 e Influenza, elas seguem definições específicas de acordo com a faixa etária. Para as doses de Influenza, a vacinação ocorrerá até zerar os estoques, havendo disponibilidades, crianças a partir dos seis meses podem receber.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp