Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
26/06/2023 às 14h00min - Atualizada em 27/06/2023 às 00h01min

Projeto cria identificação civil para pessoas que realizaram cirurgia bariátrica

O autor diz que restaurantes oferecem descontos para quem fez a redução de estômago, mas o consumidor tem dificuldades de comprovar

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/959329-projeto-cria-identificacao-civil-para-pessoas-que-realizaram-cirurgia-bariatrica/
Billy Boss / Câmara dos Deputados
Deputado Milton Vieira

Deputado Milton Vieira

O autor da proposta, deputado Milton Vieira

O Projeto de Lei 1395/23 cria um cadastro de identificação civil para pessoas que tenham realizado cirurgia bariátrica ou gastroplastia para diminuir o tamanho do estômago. A informação constará em documento único a ser expedido pelos estados.

Conforme a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, em 2018, foram realizadas 63.969 cirurgias bariátricas, sendo 49.521 por motivos de saúde. O total de procedimentos em 2018 foi 4,38% maior do que em 2017, quando foram realizadas aproximadamente 61.283 mil cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em análise na Câmara dos Deputados, o texto é de autoria do deputado Milton Vieira (Republicanos-SP). Segundo ele, a medida é “incentivo para que os cidadãos bariátricos possam dispor dos seus direitos e liberdades e, por outro lado, estimula o comércio a atender esse segmento”.

O parlamentar observa que é comum que estabelecimentos comerciais ofereçam descontos em refeições a pessoas que se submeteram à bariátrica, no entanto o consumidor tem dificuldades de comprovar haver passado pela cirurgia.

Tramitação
A proposta que tramita em caráter conclusivo será analisada pelas comissões de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/959329-projeto-cria-identificacao-civil-para-pessoas-que-realizaram-cirurgia-bariatrica/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp