Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
14/06/2023 às 13h10min - Atualizada em 15/06/2023 às 00h00min

CCJ fará debates sobre limites das Forças Armadas na política e ativismo judicial

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/971374-ccj-fara-debates-sobre-limites-das-forcas-armadas-na-politica-e-ativismo-judicial/
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Soldados marchando

Soldados marchando

Limites da atuação política das Forças Armadas gera controvérsias

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou a realização de dois seminários sobre os seguintes temas: “Forças Armadas e a Política: limites constitucionais” e “Ativismo Judicial e a legitimidade democrática”. Os eventos foram sugeridos pelo presidente do colegiado, deputado Rui Falcão (PT-SP), e serão realizados em julho e dezembro.

Rui Falcão argumentou que esses assuntos “estão na ordem do dia dos debates perante a opinião pública brasileira e exigem, por isso, o olhar mais minucioso desta Casa”. Ele adiantou ainda que haverá equilíbrio entre os convidados que vão falar sobre os assuntos.

O parlamentar lembrou que, de um lado, há quem entenda que as Forças Armadas seriam uma espécie de poder moderador. De outro lado, alguns defendem as Forças Armadas seriam responsáveis pela defesa da Pátria e da garantia dos poderes constitucionais, "sem disso resultar qualquer prerrogativa de arbitrar conflitos entre os Poderes".

"Dada essas interpretações heterodoxas, é preciso identificar os limites e possibilidades da atuação das Forças Armadas dentro de nosso arquétipo constitucional", defende Rui Falcão.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/971374-ccj-fara-debates-sobre-limites-das-forcas-armadas-na-politica-e-ativismo-judicial/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp