Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
07/06/2023 às 17h35min - Atualizada em 08/06/2023 às 00h01min

Comissão aprova projeto que exige renovação do Plano Nacional de Assistência Social a cada 10 anos

Proposta altera lei que trata da organização da assistência social

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/969924-comissao-aprova-projeto-que-exige-renovacao-do-plano-nacional-de-assistencia-social-a-cada-10-anos/
Billy Boss/Câmara dos Deputados
Reunião Extraordinária - Eleição dos Vice-Presidentes - Discussão e votação de propostas após eleições. Dep. Laura Carneiro (PSD - RJ)

Reunião Extraordinária - Eleição dos Vice-Presidentes - Discussão e votação de propostas após eleições. Dep. Laura Carneiro (PSD - RJ)

Deputada Laura Carneiro, relatora do projeto de lei

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou projeto que determina que seja estabelecido em lei, a cada dez anos, um Plano Nacional de Assistência Social, com objetivos, estratégias e metas para o aperfeiçoamento da área.

Pela proposta, o cumprimento das metas do Plano deve ser atestado com base nos dados do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Caberá ao Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) elaborar o documento.

O texto aprovado é um substitutivo ao Projeto de Lei 9250/17, que visava a transformar em lei as diretrizes e metas do Plano Nacional de Assistência Social (PNAS).

Em sua justificativa, a relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), observou que o PNAS previsto na versão original já se encaminha para o fim de sua vigência em 2026.

“Neste momento, acreditamos que já não é mais oportuno trazer para a lei um plano já em execução por mais da metade do tempo para o qual foi planejado”, reforçou a deputada. "Por outro lado, sabemos que a proposição principal
tem o objetivo comum de reforçar a importância do planejamento, o que justifica a adoção dos planos decenais", complementou.

Nesse sentido, a relatora optou por estipular em lei a adoção de planos decenais sobre o tema, inserindo essa medida na Lei 8.742/93 que trata da organização da assistência social.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/969924-comissao-aprova-projeto-que-exige-renovacao-do-plano-nacional-de-assistencia-social-a-cada-10-anos/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp