Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
27/02/2019 às 10h01min - Atualizada em 27/02/2019 às 10h01min

Secretaria Municipal de Saúde faz remapeamento das áreas e micro áreas

Assessoria de Comunicação - PMPK
 

Com o objetivo de reorganizar o Sistema Municipal de Saúde e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Kennedy-ES, está realizando um remapeamento das áreas de cobertura de suas Unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF). 

Um recadastramento das famílias do município, que contou com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, iniciado no ano passado, já está em fase de conclusão, e agora é o momento de realizar o remapeamento do território obtendo um diagnóstico da cobertura da Atenção Primária do município.

Uma equipe organizadora foi aprovada na última reunião do Conselho Municipal de Saúde e será responsável pela organização das ações do remapeamento, que contará com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde e equipes da Estratégia da Saúde da Família.

A previsão é de que o trabalho esteja pronto até o final do mês de maio, e estaremos realizando reuniões com a finalidade de reorganizar as áreas dos PSFs. “O cadastramento único das famílias está sendo utilizado para nortear os trabalhos, depois haverá a divisão de cada área, gerando um remapeamento para o atendimento de cada pessoa em sua área de abrangência”, reforça a Gerente de Atenção Básica Elizandra Lopes Bazoni.

O Secretário Municipal de Saúde, Valdinei Costalonga, ressalta que o principal objetivo é melhorar o atendimento da população, com a organização das áreas de abrangência dos usuários e dos Agentes de Saúde, que fazem parte das Unidades Básicas de Saúde e ESF, o que não é feito desde a implantação dos serviços de saúde no município. “Com esse remapeamento iremos identificar a necessidade de ter mais agentes de saúde ou não em determinada área, uma vez que ocorreram migrações de pessoas para outras localidades no próprio município, bem como novos moradores vindos de outras regiões, afirma o Secretário”.

 

Por que remapear?

O principal objetivo do Remapeamento é contribuir para uma reorganização do modo assistencial a partir da atenção básica, fortalecendo as ações de prevenção de doenças e promoção da saúde de forma integral e contínua, dentro do território de abrangência da população.

Reconhecendo a população de cada área e micro área, a Secretaria Municipal de Saúde identifica com maior facilidade os potenciais de risco das doenças e as alterações na saúde dos moradores, conseguindo desta forma, dar atenção prioritária aos já enfermos e/ou doentes crônicos, proporcionando maior qualidade de vida, agilidade e resolutividade no atendimento, com a consciência da educação permanente voltada para a Saúde da Família, e reestrutura também a extensão territorial rural do município.

 

Situação atual do território.

ESF

MICRO AREA

LOCALIDADES

ESF I

Unidade de Saúde em Santa Lúcia

MICRO ÁREA I

Água Preta e São João dos Lagos I.

MICRO ÁREA II

Santa Lúcia e Rebentão.

MICRO ÁREA III

São Paulo, Cabral e Caxeta.

 

 

 

 

 

 

ESF II

Unidade de Saúde em Mineirinho

MICRO ÁREA I

Cancelas, Duas Barras II e São Joaquim

MICRO ÁREA II

Gromogol, Serrote, Pico do Serrote, Stª Josefa e Poço Fundo.

MICRO ÁREA III

Pernambuco, Guarulhos e São Bento.

MICRO ÁREA IV

Pedra Branca, São Pedro do Rio Preto, Bom Jardim, Caetés e Posto Caju.

MICRO ÁREA V

Rio Preto, Embarcadouro, Fazendinha I, Bela Vista e Ilha.

MICRO ÁREA VI

Mineirinho I, Pesqueiro e Sitio Cisne.

MICRO ÁREA VII

Mineirinho II, Campinas, Campo Limão II  e Fazendinha II.

MICRO ÁREA VIII

Monte Belo, Santa Maria e Duas Barras I.

 

 

ESF III

Unidade de Saúde em Jaqueira

MICRO ÁREA I

Santo Eduardo.

MICRO ÁREA II

Jaqueira.

MICRO ÁREA III

Campo Novo, Batatão, e Igreja das Neves.

MICRO ÁREA IV

Cajueiro, Areinha, Campo do Limão I e Santo Antônio de Marobá.

ESF IV

Unidade de Saúde em Presidente Kennedy

MICRO ÁREA I

Sede I, II, III, Desejo e Alegria

MICRO ÁREA II

São Salvador, Siricória

MICRO ÁREA III

Comissão, Dois Corações, Leonel I e II

 

ESF V

Unidade de Saúde em Praia de Marobá

MICRO ÁREA I

Jibóia, Liberdade, Santana Feliz, Pedra Quimela, Boa Esperança II.

MICRO ÁREA II

Criador I, Marobá e Santa Rosa.

MICRO ÁREA III

Cacimbinha, Aroeira, Boa Esperança III e Criador II.

MICRO ÁREA IV

Boa Esperança I.

MICRO ÁREA VI

Praia das Neves.

 

Por que recadastrar?

Esta é a primeira vez que a Prefeitura de Presidente Kennedy-ES, realiza o recadastramento dos usuários do Sistema Único de Saúde. No município existe o total de aproximadamente 22.000 (vinte e dois mil) prontuários, sendo que segundo dados do IBGE/2018, 11.488 habitantes residem no município. Além de manter em ordem o cadastrado dos usuários do sistema de saúde municipal, as fraudes principalmente com comprovantes de residências não são raras e necessitam ser permanentemente combatidas, aliados a pessoas de outros municípios que buscam atendimento eletivo (que não é de urgência) na rede de saúde pública de Presidente Kennedy, elevando ainda mais o custo do sistema sem que a Prefeitura – que é o gestor do SUS – tenha qualquer tipo de compensação. As fraudes também causam mais filas e alongam a espera por atendimentos.

O serviço de recadastramento através dos Agentes Comunitários de Saúde teve início no ano de 2018 e já está em fase de conclusão, findando os trabalhos no final do mês de março de 2019. Atualmente com o recadastramento realizado o município possui um total de 11.495 (onze mil quatrocentos e noventa e cinco) usuários no Sistema Municipal de Saúde.

Para aqueles usuários que residem no município que por ventura ainda não recebeu a visita do Agente Comunitário de Saúde, basta procurar a Unidade Básica de Saúde de sua região para realização do cadastro.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp