Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
20/04/2023 às 11h18min - Atualizada em 20/04/2023 às 11h18min

Após luta contra o câncer, morre pai dos quíntuplos capixabas

O comerciante Jayme Reisen morreu na noite desta quarta-feira (19) em São Paulo

kennedyemdia.com.br

O pai dos quíntuplos capixabas, o comerciante Jayme Reisen, faleceu na noite de quarta-feira (19) em São Paulo, onde estava realizando um tratamento para câncer linfático no peritônio.

A informação foi confirmada por sua esposa, Mariana Mazzelli, em uma publicação nas redes sociais. Jayme tinha 40 anos e estava passando por um tratamento inovador chamado Cart-t Cell, que utiliza células de defesa geneticamente modificadas para atacar tumores cancerígenos.

Apesar de ter sido aprovado pela Anvisa, o plano de saúde de Jayme se negou a pagar pelo tratamento, que custou R$ 3 milhões. A família arrecadou o dinheiro em três dias por meio de uma vaquinha nas redes sociais.

O procedimento foi realizado nos Estados Unidos, mas a infusão ocorreu no Hospital A.C Camargo, referência em tratamentos oncológicos.

 
 
Tratamento Cart-t Cell 

O tratamento inovador chamado Cart-t Cell tem ganhado destaque no mundo da medicina nos últimos anos. Ele utiliza células de defesa geneticamente modificadas para atacar os tumores cancerígenos e tem apresentado resultados promissores no combate a diversas formas de câncer.

O procedimento funciona da seguinte forma: as células T (um tipo de célula de defesa do nosso organismo) são retiradas do paciente e levadas a um laboratório. Lá, elas são geneticamente modificadas para produzir receptores chamados CAR (chimeric antigen receptors, ou receptores de antígeno quimérico, em tradução livre). Esses receptores são capazes de identificar e atacar células cancerígenas específicas.

As células T modificadas são então multiplicadas em grande quantidade e infundidas de volta no paciente, onde começam a atacar as células cancerígenas. Esse tratamento é considerado uma forma de imunoterapia, ou seja, utiliza o próprio sistema imunológico do paciente para combater o câncer.


O Cart-t Cell tem se mostrado especialmente eficaz no tratamento de alguns tipos de leucemia e linfoma, mas também tem sido testado em outros tipos de câncer, como o de pulmão e o de mama. Um dos benefícios desse tratamento é que ele pode levar à remissão duradoura do câncer, ou seja, a eliminação completa das células cancerígenas.


No entanto, o tratamento ainda é considerado experimental e não está disponível em todos os países. No Brasil, por exemplo, ele ainda não está disponível pelo SUS e pode ser encontrado apenas em alguns hospitais particulares.

O custo do tratamento também é alto: como mencionado na matéria anterior, o comerciante Jayme Reisen, pai dos quíntuplos capixabas, precisou arrecadar R$ 3 milhões para realizar o tratamento nos Estados Unidos e infundi-lo no Hospital A.C Camargo, referência em tratamentos oncológicos.


Apesar dos desafios, o Cart-t Cell é uma das principais esperanças no combate ao câncer e representa um avanço importante na busca por novas formas de tratamento mais eficazes e menos invasivas.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp