Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
12/02/2023 às 08h57min - Atualizada em 12/02/2023 às 08h57min

Presidente Kennedy avança nas ações para a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância

Município recebeu o Seminário de Mobilização do PMPI, realizado pelo Projeto Primeira Infância Cidadã, que contou com a participação do prefeito Dorlei Fontão, diversas autoridades locais e representantes da sociedade civil

Da Redação
kennedyemdia.com.br
Na última terça-feira (7), foi realizado em Presidente Kennedy o Seminário de Mobilização para o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), organizado pelo projeto Primeira Infância Cidadã (PIC), realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a Petrobras. No evento foi apresentada a comissão intersetorial, formada por representantes de diversas secretarias municipais, que ficará responsável pela elaboração do PMPI, e estabelece um marco do compromisso do município com as políticas públicas para priorização dos direitos das crianças de 0 a 6 anos.
 
Com grande participação das autoridades locais, o evento teve a presença do prefeito Dorlei Fontão, muitos secretários municipais, representantes do legislativo e judiciário, da sociedade civil e do Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes. A apresentação cultural contou com representantes da Comunidade Quilombola de Boa Esperança (jongo) e alunos das oficinas de capoeira do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

 
O prefeito celebrou o momento e destacou que "esse encontro vai ficar marcado em Presidente Kennedy como um importante passo para que, junto com a Avante, possamos cuidar melhor da infância no município. Estamos prontos para abraçar essa causa e que nossas crianças sejam cidadãos de bem e um orgulho da nossa cidade”.
 
Durante a programação foi entregue oficialmente o Diagnóstico Situacional da Primeira Infância de Presidente Kennedy, que vai servir como base para direcionamento das metas e indicadores que vão auxiliar na construção do Plano Nacional da Primeira Infância. O documento foi elaborado pelo PIC, a partir de informações levantadas no município desde 2021, com dados sociodemográficos nas áreas de saúde, educação, assistência social e outras, além da escuta qualificada de crianças.
 
Projeto Primeira Infância Cidadã
Com o princípio de que crianças devem ter prioridade absoluta nas políticas e no atendimento público, a Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, como parte da Iniciativa Territórios da Primeira Infância, realiza o Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC) em 15 municípios brasileiros nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Sergipe.  O PIC atua nos municípios promovendo atividades voltadas ao fortalecimento de políticas públicas que assegurem os direitos das crianças, principalmente a elaboração dos Planos Municipais pela Primeira Infância.
 
A Avante
– Educação e Mobilização Social é uma OSC sediada em Salvador, Bahia. Atua, há 25 anos, na garantia de direitos de crianças, jovens, mulheres, famílias e profissionais da educação, agentes comunitários e agentes públicos, participantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD). Como principal ferramenta de ação, a Avante faz uso de processos formativos que considerem os sujeitos como capazes de aprender, de construir significados e dar sentido às suas histórias, atuando crítica e colaborativamente na sociedade.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp