Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
05/11/2018 às 14h03min - Atualizada em 05/11/2018 às 14h03min

Quase 27 mil faltaram o 1º dia de prova do Enem 2018 no ES, diz Inep

Número representa 24,1% do total de inscritos no estado. Índice é um pouco menor do que a média nacional, de 24,9%.

G1 ES

 

Mais de 26,9 mil pessoas faltaram o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Espírito Santo, neste domingo (4). O número representa 24,1% do total de inscritos do estado e é semelhante com o índice nacional: 24,9%.

 

Conforme o Inep, 84.986 candidatos realizaram as provas neste domingo no Espírito Santo, e 26.985 participantes faltaram. O Inep ponderou que, como a abstenção é um dado que considera os dois dias de aplicação, esse número pode diminuir, mas não aumentar no próximo domingo (11), quando será realizada a última etapa do exame.

Prova no ES

As questões de história foram as mais complexas na prova do Enem 2018 neste domingo (4) para muitos estudantes no Espírito Santo. A candidata Nathália Castro, de 18 anos, contou que “todo o caderno de história foi matador no Enem 2018”.

 

“Tinham textos muito sem sentido em relação às perguntas que estavam sendo feitas”, contou a jovem que quer cursar direito.

 

Neste primeiro dia da prova do Enem 2018, os alunos enfrentaram questões de linguagens, ciências humanas e a redação, o que estava deixando os participantes bastante ansiosos. No próximo domingo, as provas são sobre matemática e ciências da natureza.

Alguns dos temas das questões de história foram Primeira República, a conquista da América, a derrota dos Astecas para os espanhóis e Grécia Antiga.

Os estudantes também se queixaram de dificuldades nas questões de literatura. “Como vim de escola pública, não tive uma bagagem essencial para conseguir interpretar certos textos”, comentou Karen Martins, de 18 anos.

Redação

O tema da redação também surpreendeu. Em 2018, o tema foi a 'manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet'. Antes dos portões abrirem, a reportagem perguntou para vários estudantes qual era o palpite para o tema e ninguém acertou.

 
 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp