Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
08/12/2022 às 09h33min - Atualizada em 08/12/2022 às 09h33min

Brasil em campo: Governo do ES decreta ponto facultativo na sexta-feira

De acordo com o decreto, as horas não trabalhadas em virtude do ponto facultativo deverão ser compensadas nas duas semanas seguintes ao jogo

kennedyemdia.com.br
Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O Brasil conquistou uma vaga nas quartas de final e briga por mais uma conquista nesta sexta-feira (09), quando joga contra a Croácia, às 12h. Em virtude da participação da Seleção Brasileira nesta etapa dos jogos, o Governo do Espírito Santo decretou ponto facultativo.

O decreto foi divulgado no Diário Oficial desta quarta-feira (07). No documento consta a seguinte explicação:

A decisão do Governo exclui os serviços considerados essenciais ou que trabalham em regime de escala: 

Ainda segundo o diário, as horas não trabalhadas em virtude do ponto facultativo deverão ser compensadas nas duas semanas seguintes ao jogo. A compensação pode ser feita no início da jornada ou ao final do expediente, respeitando o horário de funcionamento do órgão em questão.

Vitória

Por nota, a Prefeitura de Vitória informou que, na sexta-feira, o expediente nas repartições municipais será das 7h às 11h. Assim como o Governo, os órgãos da Capital que trabalham em regime de escala e os serviços que não admitem paralisação vão funcionar normalmente.

Sobre as escolas, a prefeitura informou que não haverá aulas no turno vespertino. As aulas no matutino serão até as 11 horas.

As unidades de saúde dos bairros Praia do Suá, Nova Palestina/Conquista, Maruípe, Santo Antônio, Jardim Camburi e Maria Ortiz funcionarão das 7h às 19h.

As demais unidades de saúde, Centro Municipal de Especialidades, Casa Rosa e Centros de Atenção Psicossocial, seguirão o horário de funcionamento das repartições municipais, conforme Decreto Nº 21.519.

O Pronto Atendimento (PA) de São Pedro, situado na rodovia Serafim Derenzi, em São Pedro III e o Pronto Atendimento da Praia do Suá, que funciona na rua Almirante Tamandaré, no bairro Praia do Suá, manterão o plantão 24 horas. As equipes serão reforçadas para garantir agilidade no atendimento aos munícipes.

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e outras Drogas, localizado na Ilha de Santa Maria, e o Caps de São Pedro também manterão o plantão 24 horas.

Serra

Em nota, a Prefeitura da Serra disse que na última sexta-feira (02), publicou um decreto definindo o horário do expediente nos dias de jogos do Brasil nas próximas fases da Copa do Mundo.

O documento define que, nos dias das partidas do Brasil com início às 16 horas, o expediente será das 8h às 13h. Já nos jogos da Seleção marcados para 12h, como na sexta-feira, o dia será considerado ponto facultativo. 

A Secretaria de Saúde da Serra afirmou que os serviços essenciais ficam mantidos, como no Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), em Colina de Laranjeiras; as Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) de Carapina, Castelândia e Serra Sede; bem como a Farmácia Central, em Jardim Limoeiro (das 7h às 19 horas).

A Secretaria de Educação Municipal explicou que devido às datas dos jogos do Brasil terem sido divulgadas após elaboração do calendário anual escolar, foram apresentadas algumas opções para as Unidades de Ensino quanto à condução das atividades escolares nos dias de jogos da Seleção Brasileira. 

Sendo assim, a secretaria afirmou que caberá a direção, conselho da escola e equipe pedagógica, a identificação de alternativa que melhor atenda às especificidades daquela unidade.

Entre as opções estão a liberação dos alunos com reposição do dia letivo e realização de evento dentro da escola com agrupamento dos alunos para assistirem aos jogos. As escolas enviam suas propostas à Gerência de Assessoramento e Controle de Fluxo Escolar (GEAF), que realiza a análise.

Vila Velha

A Prefeitura de Vila Velha afirmou que vai publicar no Diário Oficial do município, na edição de quinta-feira (08), o decreto que normaliza o ponto facultativo para o dia do jogo.

Viana

De acordo com a Prefeitura de Viana, o feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, comemorado no dia 8 de dezembro, teve a data transferida para a sexta-feira (09).

Durante o feriado, a prefeitura informou que vai manter os serviços essenciais e a equipe da Defesa Civil estará de plantão, podendo ser acionada pelos telefones (27) 99860-4360 e (27) 3255-1942. Os Prontos Atendimentos 24 horas, em Arlindo Villaschi, e a UPA de Viana Sede funcionam normalmente.

O trabalho da Guarda Municipal e da equipe de limpeza do município também serão mantidos nestes dias. A coleta de lixo será realizada conforme o cronograma já previsto pela Secretaria de Ordem Pública e Serviços Urbanos (SEMOPS).

Caso necessário, os moradores podem acionar a Guarda Civil Municipal de Viana, por meio do telefone (27) 99738-8787 e a Defesa Civil, por meio do telefone (27) 99860-4360. Ambos funcionam 24 horas.

Cariacica

Em Cariacica, a prefeitura decretou ponto facultativo no dia do jogo do Brasil. Neste dia funcionarão apenas os serviços essenciais e não haverá aula nas escolas municipais. A decisão também foi publicada em decreto no Diário Oficial do município nesta quarta-feira.

Ainda segundo a prefeitura, nos dias 7, 8, 12, 13, 14, 15 e 16 de dezembro todos os servidores compensarão as horas não trabalhadas na sexta, ficando uma hora a mais cada um desses dias.

Confira os serviços que funcionam neste dia:

- PA do Trevo de Alto Lage (que abriga os PAs adulto e infantil) - 24 horas;

- PA de Bela Vista - 7h às 17 horas;

- PA de Nova Rosa da Penha I - 7h às 17 horas;

- PA de Flexal - 24 horas;

- Defesa Civil - 24 horas (em caso de emergências, os telefones de contato são 98831-6000, 3354-7126, 3346-6194 e 199;

- Conselho Tutelar de Cariacica - 24 horas nos fins de semana e feriados (os números do plantão são: 98818-4538 / 98819-2886 /98818-4330 / 98818-5302);

- Serviços de varrição e limpeza nas principais vias do município;

- Coleta de lixo domiciliar.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp