Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
05/09/2018 às 10h19min - Atualizada em 05/09/2018 às 10h19min

Presidente Kennedy ultrapassa meta de vacinação contra pólio e sarampo

118% do público-alvo

Coordenadoria de Comunicação - PMPK
Foto: Internet

Presidente Kennedy encerrou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo com números acima da meta preconizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) – que é de 95% do público-alvo - superando todas as expectativas.

Os números da Secretaria Municipal de Saúde apontam que 706 crianças receberam a vacina contra a pólio e sarampo, o que corresponde a 118,26%, superando em mais de 23% a meta estipulada pela OMS. 

Este foi um trabalho em equipe que se iniciou desde o dia 06 de agosto e passou pelas 11 unidades de saúde do Município.

A campanha de vacinação neste ano foi intensificada devido ao surgimento de um maior número de pessoas infectadas por essas doenças. Há no momento, por exemplo, dois surtos de sarampo ativos no país: um no Amazonas, onde foram confirmados 910 casos, com três mortes; outro em Roraima, com 300 casos confirmados e quatro mortes.

Para garantir a cobertura total contra o sarampo, o Ministério da Saúde orienta que mesmo as crianças de 1 ano a até 5 anos que já tomaram alguma dose deverão ser imunizadas novamente com a vacina tríplice viral.

No caso da poliomielite, crianças que nunca tomaram nenhuma dose precisam receber a vacina inativa da poliomielite (VIP). As que já tomaram pelo menos uma dose da vacina receberão apenas a gotinha (vacina oral poliomielite).

 

Confira os números:

1 ANO: Meta: 189 crianças

Vacinadas: 180 crianças

 

2 ANOS: Meta: 135 crianças

Vacinadas: 188 crianças

 

3 ANOS: Meta: 135 crianças

Vacinadas: 162 crianças

 

4 ANOS: Meta: 138 crianças

Vacinadas: 176 crianças

 

TOTAL: META: 597 crianças 95% do público-alvo.

VACINADAS: 706 crianças 118,26% do público-alvo.

 

Poliomielite

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade preservada, e a arreflexia no segmento atingido.

Sarampo

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp