Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
26/08/2022 às 10h26min - Atualizada em 26/08/2022 às 10h26min

Escuta de crianças traz novo olhar para a primeira infância em Presidente Kennedy

kennedyemdia.com.br
Assessoria Projeto Primeira Infância Cidadã
Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC)  promoveu atividades com crianças de 4 a 11 anos. Saúde, educação, moradia, transporte público e meio ambiente são temas contemplados

O projeto é realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.


Crianças de Presidente Kennedy participaram de uma etapa importante para o levantamento de informações sobre a situação da infância no município, por meio da escuta qualificada realizada pelo Projeto Primeira Infância Cidadã. Escutar ativamente, aprender e trazer a perspectiva das crianças sobre a cidade e o espaço em que estão inseridas são o foco das atividades que tiveram 45 participantes (um grupo com 23 crianças de 4 a 6 anos e outro com 22 crianças, com idade entre 7 e 11 anos), de diferentes bairros, de comunidades quilombolas e em situação de acolhimento. As informações coletadas nesses encontros vão integrar um diagnóstico da situação de vida, desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Este  diagnóstico situacional deverá servir como guia orientador das prioridades a serem consideradas no processo de elaboração dos Planos Municipais da Primeira Infância, objetivo principal do PIC.

Utilizando uma metodologia participativa, em um ambiente lúdico e de livre expressão, a equipe do projeto fez a escuta qualificada sobre várias situações e contextos em relação à saúde, escola, família, espaços públicos, moradia e meio ambiente. Entre os depoimentos,  questões como a distância de postos de saúde foram destacados, o lugar para brincar também foi lembrado com o pedido de quadras públicas e abertas. "Tinha que ter uma quadra pública, uma quadra que não precise pedir para entrar", declarou um participante de 8 anos. A escuta permitiu conhecer os anseios de realidades sensíveis, como as de crianças que estão em situação de acolhimento, “quero uma casa e uma família", contou um participante de 9 anos,  em acolhimento institucional.

Para a professora e coordenadora da Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação de Presidente Kennedy,  Leila Maria Rainha Lemos,  os exercícios propostos proporcionaram um grande aprendizado também para os educadores. “Foi maravilhoso,  porque aprendemos também a realizar a escuta sem manipular, sem interromper, deixando a criança expor o que sente e explorar o espaço que foi criado com livros, brinquedos,  fotos e  situações que retratam  como que elas podem viver ou estão vivendo”.

A coordenadora de qualificação do PIC, Judite Dutra, enfatizou a importância desse processo para ajudar na elaboração de um diagnóstico participativo, para orientação dos municípios no que deve ser prioridade e ajudar a definir o direcionamento e uso responsável dos recursos públicos, atuando onde é realmente necessário para melhorar a qualidade de vida da população. “Nosso pressuposto básico é que as crianças têm direito de participar e que têm muito a contribuir para trazer uma ideia da realidade local,  expressando de que  forma se relacionam com a cidade onde vivem. Queremos entendê-las no seu mundo para compreender seus desejos imaginários e concretos”, conclui.

A escuta será realizada nos municípios participantes do Projeto Primeira Infância Cidadã em cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Sergipe e Rio Grande do Norte. No total, serão ouvidas cerca de 500 crianças, selecionadas pelos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de cada localidade. O projeto é realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e como parte da Iniciativa Territórios da Primeira Infância. 

 A Avante – Educação e Mobilização Social é uma OSC sediada em Salvador, Bahia. Atua, há mais de 25 anos, na garantia de direitos de crianças, jovens, mulheres, famílias e profissionais da educação, agentes comunitários e agentes públicos, participantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD). Como principal ferramenta de ação, a Avante faz uso de processos formativos que considerem os sujeitos como capazes de aprender, de construir significados e dar sentido às suas histórias, atuando crítica e colaborativamente na sociedade.

Presidente Kennedy é um dos municípios contemplados pelo Projeto Primeira Infância Cidadã que atua para colaborar na elaboração dos Planos Municipais da Primeira Infância.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp