Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
26/01/2015 às 00h06min - Atualizada em 26/01/2015 às 00h06min

Saneamento básico é prioridade de Presidente Kennedy

Leia-se

O problema de saneamento básico, enfrentado há anos pelo município de Presidente Kennedy, no Sul do Estado, é prioridade na gestão da prefeita Amanda Quinta (SD). Para a prefeitura, esse é o investimento número um do uso dos recursos dos royalties, estendendo o saneamento e fornecimento de água para toda extensão territorial do município.

Segundo o secretário de desenvolvimento de Presidente Kennedy, Ricardo Cordeiro, as licitações já estão em andamento e o início das obras devem acontecer até a metade deste ano.

O secretário comentou que ao longo da existência de Presidente Kennedy a sede do município é o único local onde existe serviço de saneamento, e afirmou que a prioridade é que o novo projeto atenda todas as localidades rurais. “Levamos quase dois anos para chegar ao modelo ideal de saneamento para o município, com o serviço que inclui além do saneamento, o abastecimento de água. O contrato da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), vigente há 50 anos, só abrange exclusivamente a sede. Todas as comunidades rurais foram inseridas nesse novo projeto. É o que vai demandar o maior uso do recurso dos royalties. Essa é nossa prioridade. Saneamento, drenagem pluvial e abastecimento de água”, afirmou.

A segunda prioridade, que de acordo com Cordeiro, já está sendo licitada e em fase de ordem de serviço: é a pavimentação de 160 quilômetros de estradas municipais. Hoje o município possuiu uma malha viária toda de estrada de chão que demanda um custo alto para sua manutenção. Segundo informações de Cordeiro, alguns trechos já foram licitados com início das obras previsto para o início do próximo mês.

Turismo

Os turistas que frequentam as praias de Presidente Kennedy vêm basicamente dos estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Entretanto, o aumente do público regional tem sido notado no município. No verão, segundo a prefeitura, a população do local, que é de aproximadamente 10.300 habitantes, dobra.

Por isso, o turismo tem recebido uma atenção especial da secretaria de desenvolvimento de Presidente Kennedy. Durante o verão, as praias das Neves e de Marobá estão recebendo programação especial, principalmente com relação a atrações esportivas.

O secretário Ricardo Cordeiro falou sobre o incentivo a atletas locais que apresentam nível qualificado. “Oferecemos bolsas aos atletas que se destacam como um incentivo às atividades esportivas”, comentou.

Além da programação esportiva, a prefeitura organiza a realização de duas feiras livres no município. Elas acontecem todos os sábados na orla da Praia de Marobá e às quintas na praça da cidade. Além de frutas e verduras, o turista tem a oportunidade de conhecer os produtos da agricultura familiar, artesanato, agroindústria e gastronomia local.

“Existe também a feira livre municipal que acontece todas as quintas-feiras na praça central do município e foi instalada no ano passado com apoio do recurso dos royalties. Essa feira dá apoio à agricultura familiar, artesanato, agroindústria e gastronomia. Resolvemos criar a edição aos sábados, com a feira na orla da praia para que o turista conheça nossos produtos”, explicou.

Cordeiro lembrou que as praias do município estão entre as 10 melhores nos quesitos limpeza, seguranças e programação. “Quem vier a Marobá ou à Praia das Neves vai ver um grupo de salvamento, com posto e jet-ski, abastecimento de água, limpeza urbana com recolhimento diário. Isso é um reflexo do trabalho que estamos fazendo não só para cativar o turista, mas para preservá-lo.”, concluiu.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp