Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
24/01/2018 às 07h01min - Atualizada em 24/01/2018 às 07h01min

Mais de 980 mil alunos se inscreveram no primeiro dia do Sisu

Os estudantes têm direito a duas opções de curso ou universidade

Gazeta Online

Pouco mais de 984 mil pessoas se inscreveram até as 18 horas desta terça-feira no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que dá acesso ao ensino superior em instituições públicas aos candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os estudantes têm direito a duas opções de curso ou universidade. Ao todo, foram realizadas 1.872.517 inscrições.

Os alunos poderão fazer suas escolhas até sexta-feira. O sistema calculará diariamente a nota de corte — ou seja, a menor nota para que o candidato fique entre os potencialmente selecionados para um curso — com base no número de vagas disponíveis e na quantidade de inscritos. Esta referência pode ajudar os alunos a mudar suas opções, caso não vejam chances de serem aprovados. 

Renato Pellizzari, coordenador de um cursinho vestibular, recomenda que os alunos usem as notas de corte para analisar a disponibilidade de vagas para seu curso em toda a região onde desejam estudar.

— É preciso cautela na hora de decidir pela mudança de curso — indica ele. — Vejo muitos alunos que colocam como segunda opção um curso com o qual não têm afinidade, mas que julgam mais fácil para assegurar uma vaga.

Para o professor, os estudantes são muito pressionados a mostrar que foram aprovados em uma universidade pública. Como resultado, optam por se matricular em um curso que não desejam, e, muitas vezes, abandonam em seguida.

— O aluno, assim, perde tempo tendo que se preparar para a edição seguinte do Enem. Além disso, também tira a vaga de um estudante que gostaria de fazer o curso que ele está abandonando — ressalta Pellizzari. — Recomendo que os inscritos sempre escolham oportunidades que queiram seguir.

De acordo com o Ministério da Educação, a página do Sisu teve entre 30 mil e 80 mil acessos simultâneos até o início da noite de ontem. Não houve, segundo a pasta, problemas no tráfego, já que o sistema poderia receber até 250 mil usuários ao mesmo tempo.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira (26) e podem ser feitas no site do Sisu.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp