Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
23/01/2018 às 11h38min - Atualizada em 23/01/2018 às 11h38min

Mais de 40 mil motoristas tiveram a CNH suspensa no ES em 2017

O condutor pode ter a carteira suspensa por dois motivos: ou por atingir 20 pontos em 12 meses, ou por cometer infrações com previsão de suspensão direta, como dirigir sob efeito de álcool ou se recusar ao bafômetro

Gazeta Online

 

Mais de 40 mil motoristas perderam o direito de dirigir no ano passado, sendo 1.158 por embriaguez ao volante ou por se recusar a fazer o teste do bafômetro. “A maioria foi por multas aplicadas em 2014/2015”, aponta José Eduardo de Souza Oliveira, diretor de Habilitação e Veículos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Do total de infratores punidos, 38.391 tiveram a carteira suspensa e deveriam entregar o documento ao Detran para cumprir a sanção que, desde novembro de 2016, tem período mínimo de seis meses de suspensão e pode chegar a dois anos.
“O condutor pode ter a carteira suspensa por dois motivos: ou por atingir 20 pontos em 12 meses, ou por cometer infrações com previsão de suspensão direta, como dirigir sob efeito de álcool ou se recusar ao bafômetro”, explica José Eduardo.

O diretor acrescenta que o prazo só começa a ser contado a partir do momento que o motorista entrega a habilitação. Ele tem 48 horas para fazer a devolução e, ao longo da suspensão, tem que se submeter a curso de reciclagem.

Caso não entregue e seja flagrado dirigindo, o infrator tem a carteira cassada. Neste caso, ele é obrigado a ficar dois anos sem dirigir e a fazer novos exames de trânsito para se habilitar novamente. No ano passado, 1.644 motoristas receberam essa punição.

COMO SABER SE MINHA CARTEIRA FOI SUSPENSA?

Para consultar se está com a CNH suspensa, o condutor pode acessar o site do Detran|ES e clicar na opção ‘Condutores com CNH Suspensa, Cassada, Cancelada’, no lado esquerdo da página principal ou acessar este link.

No site do Detran|ES também é possível fazer periodicamente consultas da pontuação na CNH. Para ter acesso às informações sobre multas e infrações e suas respectivas pontuações, o usuário deve acessar o botão com o nome ‘Pontuação CNH’ na página principal do site e fornecer o CPF e dados da CNH.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp