Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
17/01/2018 às 12h14min - Atualizada em 17/01/2018 às 12h14min

Microempreendedor de Presidente Kennedy já pode fazer Declaração Anual do Simples Nacional

Assessoria de Comunicação

A Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN - SIMEI), ou também conhecida como Declaração Anual Simplificada - DASN, é uma das obrigações e responsabilidades que o MEI deve apresentar anualmente.

Todo início do ano, com o prazo até o último dia de maio, o microempreendedor deve enviar à Receita Federal a declaração referente ao ano-calendário anterior. A declaração conterá os valores dos tributos devidos em cada mês, o valor de apuração, a soma dos valores apurados de cada tributo e o valor pago por ele.

Deve informar ainda seu faturamento anual (Receita Bruta Total), valor das receitas referentes a comércio, indústria ou serviço intermunicipal e se houve contratação de funcionário.

Para que não haja dúvida na hora de fazer a declaração, a dica é fazer o cálculo mensal das receitas e guardar as notas em local apropriado.

A Declaração é transmitida somente via www.portaldoempreendedor.gov.br e pode ocorrer até às 23h59 do dia 31/05. 

Após essa data fica sujeito ao pagamento de multa, no valor mínimo de R$ 50,00 (cinquenta reais), ou de 2% (dois por cento) ao mês-calendário ou fração, incidentes sobre o montante dos tributos decorrentes das informações prestadas na DASN-SIMEI. A multa por atraso na entrega da declaração (MAED) é gerada no momento da transmissão da declaração e estará disponível para pagamento quando da impressão do recibo de entrega da DASN- SIMEI. Caso o pagamento seja feito em até 30 dias, a multa será reduzida em 50%, totalizando R$ 25,00.

É importante ressaltar que os Microempreendedores Individual - (MEI) que não estiverem em dia com suas obrigações fiscais poderão e terão suspensos e cancelados seus registros junto ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Uma vez cancelado, o CNPJ não poderá ser reativado, e o titular da empresa passa a ser considerado um trabalhador informal se continuar exercendo a atividade econômica. Para voltar a ser MEI, o empreendedor precisa passar por todo o processo de formalização para assegurar um novo registro.


Faça a declaração

A Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN - SIMEI) já pode ser realizada. Não deixe para a última hora. Mais informações e instruções procure a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico - Rua Dona Senhorinha, 49, Centro - Presidente Kennedy ou pelo Telefone (28) 3535-1000.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp