Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
22/12/2017 às 10h48min - Atualizada em 22/12/2017 às 10h48min

Prefeitura aumenta nota, mas cai posições no ranking de transparência; Câmara se mantém

Estava 28º em 2015 e caiu para o 60º lugar entre as 78 do Espírito Santo

Da Redação

 

A Auditoria de Transparência Ativa realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) avaliou os portais institucionais e de transparência de todas as prefeituras e câmaras do Espírito Santo e constatou um considerável incremento em comparação à avaliação realizada pela Corte em 2015. No caso do Executivo Municipal, por exemplo, a média de atendimento às questões da auditoria saltou de 42,8% para 72,2% em 2017. No Legislativo Municipal, o aumento foi de 38,2% para 60,8%.

Nas prefeituras foram avaliados 246 itens relacionados aos tipos de informação despesas, pessoal, licitações e contratos, gestão fiscal, patrimônio, aspectos gerais, transferências e receitas. Esses dois últimos são específicos do Poder Executivo. Nas câmaras foram analisados 217 itens, deles nenhum está relacionado com transferências ou receitas, mas alguns são específicos do Poder Legislativo e estão relacionados com a produção legislativa e a atividade parlamentar.

A Câmara Municipal  de Presidente Kennedy se manteve na mesma posição no ranking estadual da transparência. A nota subiu em relação a 2015 de 45 pra 61, mas não conseguiu melhorar no ranking, fincando estacionada em 45º.

A Prefeitura de Presidente Kennedy que ocupava a 28º posição no ranking com 48,8 pontos em 2015, aumentou muita sua pontuação em 2017, passando para 68,2 pontos, mas caiu no ranking passando para 60º lugar.

Nota da Câmara

A redação do Kennedy em Dia fez contato com a Câmara Municipal de Presidente Kennedy, mas não obteve retorno.

Nota da Prefeitura

A Prefeitura de Presidente Kennedy informa que cumpre integralmente a Lei de Acesso à Informação, tanto que sempre ocupa as primeiras colocações em rankings do TCU e da CGU. Informa ainda que não foi notificada pelo Tribunal de Contas acerca dos critérios e da metodologia adotada pela Corte para a avaliação do Portal da Transparência. O Município tem investido para que suas ações sejam cada vez mais transparentes levando informação aos cidadãos.

Confira o ranking na íntegra:

Ranking das prefeituras

 

Ranking das Câmaras Municipais


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp