Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
04/12/2017 às 21h13min - Atualizada em 04/12/2017 às 21h13min

Sem Terra comemoram imissão de posse em Presidente Kennedy

Da Redação

 

Após oito anos de luta e resistência, 75 famílias camponesas serão beneficiadas com a imissão de posse da antiga fazenda Santa Maria. Localizada na localidade de São Bento, no município de Presidente Kennedy. A área tem aproximadamente 1346 hectares de extensão.

Em atividade realizada no dia 28 de novembro, as famílias comemoram suas conquistas. O momento de comemoração seguiu com um ato político e encerrou com uma festa no assentamento.

A região onde as famílias serão assentadas tem potencial muito grande para produção do leite, madioca e hortaliças, sendo uma terra ótima na produção de renda para as famílias, disse o dirigente estadual do MST.

Imissão

A imissão de posse é um dos processos finais da obtenção da terra com fins Reforma Agrária. Significa que a Justiça Federal imitiu ao INCRA a posse do imóvel e, a partir disso, inicia-se os procedimentos para selecionar as famílias cadastradas e criar o projeto de assentamento no local.

Opinião

A desapropriação da Fazenda Santa Maria para a reforma agrária marca um ciclo histórico de lutas do MST na região Sul e revela que é possível, sim, derrotar o poder do latifúndio. No entanto, a morosidade e a não aplicação rigorosa da lei quando se trata dos coronéis e das oligarquias regionais em nosso país, ainda é o maior entrave para o avanço na construção da democracia e da cidadania. Não é possível falar em democracia e igualdade de direitos sem democratizar o acesso à terra, à moradia e aos direitos basilares para uma vida digna, seja no campo ou na cidade.

Este ciclo de quase 10 anos, também é um marco para famílias inteiras que lutaram e seguiram acreditando no sonho de construir vida nova sobre as terras da Fazenda Santa Maria. Agora esta área vai abrigar mais de 75 famílias que poderão tirar seu sustento cultivando e produzindo nesta terra.

 

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp