25/02/2022 às 13h23min - Atualizada em 26/02/2022 às 00h01min

Proposta suspende royalties do petróleo de estado que descumprir plano de ajuste nas contas públicas

Pelo texto, o dinheiro ficará bloqueado enquanto durar a inadimplência; permanecerão os repasses para educação, saúde e segurança

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/852521-proposta-suspende-royalties-do-petroleo-de-estado-que-descumprir-plano-de-ajuste-nas-contas-publicas/
Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Deputado Paulo Ganime (NOVO-RJ)

Deputado Paulo Ganime (NOVO-RJ)

Ganime: objetivo é desestimular comportamento oportunista do mau gestor público

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 190/21 suspende a distribuição de royalties e de participações especiais do petróleo ao ente federativo que descumprir plano de equilíbrio e recuperação fiscal acordado com a União. O texto em análise na Câmara dos Deputados insere o dispositivo na Lei de Petróleo e Gás.

Pela proposta, o dinheiro ficará bloqueado temporariamente, enquanto durar a inadimplência do estado ou município, e será corrigido pela inflação. Em razão de leis específicas, permanecerão os repasses para educação, saúde e segurança.

“Os planos de recuperação fiscal foram criados para dar aos estados e municípios os instrumentos para ajuste das contas públicas, e a adesão é voluntária, parte da própria vontade de cada ente federativo em pactuar com a União compromissos e metas”, observou o autor da proposta, deputado Paulo Ganime (Novo-RJ).

“Devemos reconhecer que há tentação populista para o gestor mal intencionado aderir, almejando alívio orçamentário temporário sem cumprir o que ele mesmo pactuou”, continuou o parlamentar. “O projeto tem o objetivo de desestimular esse comportamento inadequado e oportunista do mau gestor público”, explicou.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/852521-proposta-suspende-royalties-do-petroleo-de-estado-que-descumprir-plano-de-ajuste-nas-contas-publicas/
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp