Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
05/11/2017 às 22h09min - Atualizada em 05/11/2017 às 22h09min

Universitários criticam transporte escolar

Universitários de Marataízes denunciam as péssimas condições dos ônibus disponibilizados pela prefeitura para o transporte escolar

O Fato
Foto Divulgação: Foto tirada no interior do ônibus mostra estudantes viajando de pé a caminho de Campos

 
Universitários de Marataízes denunciam as péssimas condições dos ônibus disponibilizados pela prefeitura para o transporte escolar. Segundo os estudantes, os veículos que fazem o trajeto de 118 quilômetros até Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, apresentam defeitos frequentemente e, por vezes, trafegam com lotação acima do limite.
 

De acordo com a estudante de Direito, MonikeBermanelli, apenas um ônibus é disponibilizado pelo município para atender cerca de 100 alunos que cursam o ensino superior em Campos. Em uma publicação nas redes sociais, ela relata sua indignação “com o descaso da prefeitura”.
 
“A cada semestre aumenta o número de estudantes e a frota não é ampliada, consequentemente, nós, universitários, sofremos com o total descaso. Atualmente, está sendo disponibilizado somente um ônibus em péssimas condições para transportar mais de 100 pessoas.Com a falta de manutenção, quebra no caminho quase que diariamente, sendo-nos submetidos a constantes riscos por causa da superlotação, que é a nossa maior preocupação.”, diz um trecho da publicação.
 
A estudante também reforça que, somente no ano passado, foram registrados mais de 4 mil casos de acidentes envolvendo veículos em má condição de uso. Segundo ela, a justificativa da prefeitura sobre a restrição de mais veículos na rota é contenção de gastos.  “É, principalmente, onde o Poder Público deveria investir. Porque essa questão também faz parte da educação.”
 
Já uma  estudante de Educação Física que utiliza o transporte público há dois anos, por várias vezes precisou aguardar um segundo coletivo para seguir até a faculdade, o motivo, segundo a universitária, são constantes defeitos.
 
“Os veículos quebram no meio da BR, temos que aguardar um segundo ônibus chegar, o que gera atraso nas chegadas das aulas é bastante perigoso, já que as rodovias ficam desertas”, contou.
 
 
A Prefeitura
 
Mas, segundo a Secretaria de Educação de Marataízes, nada do que dizem as universitárias procede. Em nota, a prefeitura informou que todos os alunos trafegam sentados e há fiscalização para caso haja lotação, um segundo veículo seja disponibilizado.
 
Ao todo, 17 ônibus são ofertados para o transporte intermunicipal dos estudantes, que atendem Guarapari, Cachoeiro e Campos. Para Campos, afirma, são utilizados dois veículos caso haja necessidade. Fora os veículos menores que atendem estudantes que cursam o ensino técnico em Piúma, informou a prefeitura.
 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp