Um homem passou mal por volta das 18h40 dentro de um ônibus Transkennedy na comunidade de Santo Eduardo no início da noite desta sexta-feira (28).
Segundo informações, um homem começou a ter convulsões e pessoas que também estavam no ônibus ligaram para o SAMU pedindo atendimento. Acontece que próprios passageiros reclamaram da demora na chegada de uma equipe do SAMU no local.
Para realizar uma solicitação ao SAMU é necessário ligar no número 192 e esta ligação cai numa Central que encaminha o chamado para o SAMU de Presidente Kennedy. Moradores reclamam que este protocolo demora para ser feito e clamam por um acesso direto a equipe do SAMU local.
Essa não é a primeira vez que pessoas reclamam da demora no atendimento. O homem foi atendido por uma equipe do SAMU.
Vale salientar e as pessoas que trabalham no SAMU são altamente qualificados e treinados para diversos procedimentos as melhores pessoas para para atender diversas situações índice de profissionais capacitados.
Outro ponto importante é que caso a pessoa necessite de internação imediata, o SAMU consegue encaminhar a um hospital em interná-lo imediatamente, diferentemente se for uma equipe do PAM, a qual a pessoa necessitará de esperar a abertura de uma vaga.
O que é o Samu 192 O Samu 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.
Quando acionar o Samu 192 Saber como e quando acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência contribui para que ele possa cumprir sua função principal, que é prestar socorro à população em casos de risco à vida. Ao acionar o serviço, é preciso que a pessoa esteja ao lado do paciente para que seja garantido um atendimento ágil e adequado à situação. Em alguns casos, o acompanhante mesmo pode iniciar o atendimento com orientação do médico regulador até que o socorro chegue ao local.
O SAMU 192 realiza atendimento pré-hospitalar com prioridade para casos de risco à vida, por isso as pessoas não devem passar trotes nem ocupar as linhas telefônicas para solicitar atendimentos que não tenham esse foco.
Acione o serviço em casos de: - Parada cardiorrespiratória; - Dor forte no peito (infarto); - Dificuldade de respirar/engasgo; - Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame); - Intoxicação (envenenamento); - Queimadura grave; - Choque elétrico; - Acidente de trânsito com vítima; - Queda grave e fratura; - Afogamento; - Surto psiquiátrico; - Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca.