Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
16/05/2016 às 19h12min - Atualizada em 16/05/2016 às 19h12min

Curvas de nível protegem o meio ambiente e beneficiam produtores rurais em Presidente Kennedy

Por André Jordão

 

O sistema de curvas de nível tem demonstrado bons resultados em fazendas no município de Presidente Kennedy. Essa técnica que é essencial para áreas íngremes, vem beneficiando produtores rurais e principalmente o meio ambiente.

O processo ajuda a conservar o solo contra erosões e contribui com o escoamento da água da chuva, fazendo com que ela se infiltre mais facilmente na terra.

Esse sistema ajuda a reter elementos solúveis do solo e permite o aumento da produção. As curvas de nível ficam ordenadas perpendicularmente à inclinação da encosta e ajudam a conservar os nutrientes do solo, imprescindíveis para o sucesso da plantação. Além disso, equilibra a velocidade da água da chuva, evitando que o cultivo perca também os minerais.

Para execução de curvas de nível, deve-se antes, demarcar a área a ser executada. Este serviço deve ser feito por profissional especializado, pois o posicionamento das curvas deve ser feito de acordo com as condições do terreno.

"Na minha propriedade havia uma área quase toda desertificada, após a construção das curvas de nível a área já está toda recuperada e pronta para o plantio de cana-de-açúcar", afirmou o agricultor Libério Seccon.

O secretário de agricultura de Presidente Kennedy, Josélio Altoé, explica a importância da construção das curvas de nível pelos produtores rurais, para a conservação dos nutrientes e da água no solo.

"É muito importante o produtor rural ter em sua propriedade as caixas em curva de nível. Essas que são estruturas que seguram a água onde ela cai, porque depois que a água está no córrego ela não tem tanta utilidade para a produção. A água precisa infiltrar na terra e descer produzindo forragens para o uso animal e também alimentos para o uso humano", disse Altoé.

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp