Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
11/05/2016 às 08h45min - Atualizada em 11/05/2016 às 08h45min

Trânsito será interrompido para passagem da Tocha Olímpica em Cachoeiro de Itapemirim

Folha Vitória
A programação do revezamento da Tocha Olímpica em Cachoeiro foi divulgado pela prefeitura (Foto: ​Divulgação PMCI)

O município de Cachoeiro de Itapemirim está há exatos 16 dias de receber a Tocha Olímpica, o maior símbolo das Olimpíadas do Rio de 2016 e já vive a expectativa da festa do esporte. Nesta sexta-feira (6), foi divulgada a programação do evento na cidade, a rota da chama olímpica e as alterações no trânsito durante o revezamento.

A Tocha chega à Ponte do Arco, em Cachoeiro no dia 16 de maio, às 17h55. “Esperamos que esse seja um evento regional, e não só de Cachoeiro. Será um trajeto curto com um tempo pequeno, e a chama vai pernoitar na cidade. Esse evento vai envolver todo o sul do Estado”, comenta o prefeito Carlos Casteglione.

A Capital Secreta será a primeira cidade do Espírito Santo a receber a chama olímpica. “Nesse dia estará proibido o estacionamento de carros no percurso da tocha. O trânsito será interrompido à zero hora de segunda-feira. Na terça-feira, às 16h, o trânsito será completamente interrompido. O acesso às pontes serão fechados e reabertos após a passagem. Essa é uma exigência do Comitê Olímpico e vamos orientar a população a deixar os carros em casa. E também, para quando saírem do trabalho, permanecerem na rua para acompanhar o evento”, comenta o prefeito.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho, o município terá uma maior visibilidade com o revezamento da Tocha. “Nossos hotéis já estão com as reservas esgotadas, os restaurantes e bares estão se preparando para esse momento histórico na cidade. Esse evento, sem dúvidas, vai impulsionar a economia local”, frisa.

Além da segurança do evento, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro, as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros atuarão para garantir a segurança do público e dos condutores no revezamento.

Revezamento

A previsão é que o percurso da rota da Tocha Olímpica seja feito em uma hora e cinco minutos

A previsão é que o percurso da rota da Tocha Olímpica seja feito em uma hora e cinco minutos

A previsão é que o percurso da rota da Tocha Olímpica seja feito em uma hora e cinco minutos
Foto: ​Divulgação

Ao todo, serão 12 mil condutores, cada um percorrendo cerca de 200 metros com sua tocha (o que é passado de uma para outra é a chama Olímpica, a mesma acesa ainda na Grécia). Em Cachoeiro de Itapemirim, serão 26 condutores. Os nomes serão divulgados pelo Comitê Olímpico no dia 14 de maio, quando será apresentada a réplica da Tocha.

A Tocha chega na Ponte no Arco, no bairro Arariguaba às 17h55 e será recepcionada pelo prefeito Carlos Casteglione e pelo governador do Estado, Paulo Hartung. Ela segue pela rua Dr. Deolindo, rua 25 de Março, Praça Jerônimo Monteiro, rua Capitão Deslandes, rua Coronel Francisco Braga, rua Pedro Dias, avenida Beira Rio, rua Bernardo Horta e avenida José Félix Cheim próximo à antiga estação ferroviária.

Nesse percurso, terão cinco pontos para fotografias: Ponte do Arco, Casa dos Braga, Palácio Bernardino Monteiro, Casa da Cultura Roberto Carlos e Teatro Municipal Rubem Braga. “Nesses pontos teremos surpresas, organizadas pela Secretaria de Educação que envolve os alunos das escolas do município.
Durante o dia, a Prefeitura de Cachoeiro reservou uma vasta programação para envolver a população com o evento. Aulão de zumba, shows e manifestações culturais serão realizadas ao longo do dia na Praça Jerônimo Monteiro, no centro da cidade.

Na Linha Vermelha, próximo à antiga estação ferroviária, será o ponto de encerramento. Lá acontece a programação do Comitê Olímpico, que prevê shows, promovidos pelos patrocinadores das Olimpíadas do Rio 2016.

A Tocha Olímpica vai pernoitar em Cachoeiro e na terça-feira (17), às 7h, segue para Guarapari.

Expectativa

Lucimar Costa, Alessandra Pereira e o sargento Barcellos do TG são três dos 26 condutores em Cachoeiro

Lucimar Costa, Alessandra Pereira e o sargento Barcellos do TG são três dos 26 condutores em Cachoeiro

Lucimar Costa, Alessandra Pereira e o sargento Barcellos do TG são três dos 26 condutores em Cachoeiro
Foto: ​Alissandra Mendes

Os condutores que já foram comunicados sobre o revezamento se dizem ansiosos com o evento. “A ansiedade é muito grande. Estamos divulgando nas redes sociais esse momento histórico para nossa cidade, que é a passagem da Tocha Olímpica. Estou feliz e honrada por participar e fazer parte desse momento”, comenta a educadora física, Alessandra Pereira, selecionada pela Coca-Cola para o revezamento.

O sargento do Tiro de Guerra de Cachoeiro, José Gumercindo Barcelos Pereira também fala sobre o que espera. “Tenho uma vida dedicada ao esporte ao 41 anos e sargento, continuo sendo atleta e incentivador. Estou bastante feliz e, apesar de estar há um ano e meio na cidade, me sinto cachoeirense de coração e orgulhoso desse evento, explicou.

O professor de teatro Lucimar Costa foi selecionado pelo Comitê Olímpico e garante que será um momento inesquecível. “Na minha juventude fui atletas de várias modalidades, mas em um momento de minha vida tive que fazer uma escolha e escolhi o teatro. Hoje trabalho na área cultural artística, mas nunca deixei o esporte de lado. É um grande prazer fazer parte desse momento. Receber a Tocha na cidade é fantástico, conduzir será inesquecível”, completa o professor.

Programação:

16/5 – Segunda-feira
7h às 8h – aulão de Zumba na Praça Jerônimo Monteiro
16h – Abertura oficial do evento e show com a banda Ligação Direta
17h55 – Início do revezamento da Tocha Olímpica
19h – Previsão de término do revezamento da Tocha Olímpica
19h50 – Show com Eduardo Camiletti e banda
20h30 – Shows promovidos pelos patrocinadores
21h – Encerramento geral do evento


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp