Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
29/04/2016 às 11h50min - Atualizada em 29/04/2016 às 11h50min

Espírito Santo tem mais de 130 casos de microcefalia

CBN

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) identificou na última semana mas um bebê com microcefalia. Desde o dia 22 de novembro do ano passado já foram notificados no Espírito Santo 131 casos de microcefalia em bebês nascidos vivos, natimortos ou em gestação. Destes, 100 permanecem em investigação, 24 foram descartados e sete foram confirmados para microcefalia. O boletim foi divulgado na tarde desta quinta-feira (28).

O número de notificações para casos de infecção do vírus zika também aumentou na última semana. Já são 3.570 casos, 57 a mais que na semana passada, quando foram registrados 3.513 casos. Entretanto, como já estamos no outono, a tendência é que os casos de zika diminuam, segundo a gerente de vigilância sanitária da Sesa, Gilsa Rodrigues. “A partir de agora os casos devem diminuir um pouco e em novembro aumentam novamente”, disse.

O Laboratório Central (Lacen) recebeu 1.270 amostras para análise e, deste total, 130 deram resultado positivo, 610 acusaram negativo e 530 estão em análise. Além dessas amostras, outras 79 estão em análise na Fiocruz, no Rio de Janeiro.

O Lacen analisa, prioritariamente, amostras de gestantes com suspeita de doença exantemática (vermelhidão na pele); de pacientes internados com complicações neurológicas e de pacientes graves, ambos quando apresentarem quadro de doença exantemática prévia ou vigente; investigação de óbito; investigação de microcefalia e bebês de mães que tiveram suspeita de doença exantemática durante a gravidez. Os demais casos são confirmados por clínica epidemiológica, não necessitando de exame laboratorial.

Vinte e três municípios já têm casos confirmados de virus zika. Até semana passada os casos haviam sido registrados em Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Iconha, Irupi, Itarana, Mantenópolis, Nova Venécia, Pinheiros, Presidente Kennedy, São José do Calçado, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. Nesta semana entraram para a lista Barra de São Francisco, Domingos Martins, Itaguaçu, Marechal Floriano, Muniz Freire, Pinheiros, Presidente Kennedy e Santa Teresa.

Dengue

Em uma semana foram notificados 2.104 novos casos de dengue, totalizando 42.688 em 2016. Doze pessoas morreram por causa da doença e 22 óbitos estão sob investigação.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp