Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
22/07/2021 às 11h23min - Atualizada em 22/07/2021 às 12h20min

Dor nas costas - quais são as causas e como o diagnóstico é realizado?

As avaliações do médico cirurgião de coluna ajudam a determinar de onde vem a dor e descartar causas mais graves de dor nas costas.

DINO
https://renekusabara.com.br/

A dor nas costas ou coluna, principalmente na região lombar, chamada de lombalgia, atinge cerca de 90% da população. É geralmente causada por vida sedentária e pela má postura diária, principalmente porque o ser humano passa grande parte do tempo na posição sentada (cerca de 14 horas diárias). Uma minoria dos 90% citados apresenta algum tipo de patologia na coluna, ou seja, a maioria apresenta dor nas costas de origem muscular, cujo tratamento clínico consiste em analgésicos, anti-inflamatórios e calor local.

Quando a dor persiste por mais tempo, medicamentos mais potentes podem ser utilizados, além de fisioterapia e acupuntura. Em relação aos tratamentos baseados em massagem, estes devem ser realizados com cuidado, evitando-se grandes manipulações. Nem sempre são necessários exames para o diagnóstico: um bom exame físico na maioria das vezes é suficiente.

Diagnóstico

O médico examinará as costas do paciente e avaliará a capacidade de:

Sentar;
Levantar;
Andar;
Levantar as pernas.

O médico também pode pedir que o paciente avalie a dor que sente em uma escala de zero a 10 e pergunte sobre a qualidade de vida e facilidade para realizar as tarefas cotidianas normalmente. Essas avaliações ajudam a determinar de onde vem a dor e descartar causas mais graves de dor nas costas. Se houver motivos para suspeitar de uma condição específica que esteja causando dor nas costas, o especialista médico poderá solicitar exames para um melhor diagnóstico.

Exames para dor nas costas

É possível que esteja ocorrendo alguma patologia da coluna, quando a dor vem acompanhada por:

Irradiação para os membros;
Parestesia (ou formigamento);
Diminuição de força dos membros.

Ou ainda quando a dor é persistente, aumentando tanto na intensidade como no prolongamento. Para tanto, são necessários exames subsidiários para alcançar um diagnóstico preciso e realizar um tratamento adequado.

Radiografia simples

A Radiografia Simples é o primeiro exame a ser realizado, que pode apontar:

Desvios (Escoliose ou Cifose);
Escorregamentos Antero-Posteriores;
Espondilolistese;
Escorregamentos Laterais;
Alterações nas Alturas dos Discos;
Sinais de Artrose nas Facetas Articulares;
Osteoporose.

Tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada serve para observar principalmente a parte óssea, complementando a radiografia, onde se faz diagnóstico de hérnias discais, tumores ósseos ou artrose das articulações (facetas).

Ressonância nuclear magnética

A ressonância nuclear magnética é um exame hoje bem corriqueiro, onde se observam detalhes em estruturas como: nervos; discos Intervertebrais; vasos e músculos. Na ressonância é possível observar bem as condições do disco, no caso de uma hérnia, determinando com precisão se é necessária cirurgia, bem como o método cirúrgico a ser utilizado.

Outros exames utilizados no diagnóstico de patologias da coluna são:

Exames de sangue;
Cintilografia óssea (tumores ou infecções);
Eletroneuromiografia (apenas quando se suspeita de lesão nervosa);
Mielografia (principalmente em colunas já operadas);
Biópsia (tumor).

Quando a dor nas costas é uma emergência médica

Dor intensa em vez de incômoda: isso pode indicar um músculo ou ligamento rompido, ou um problema com um órgão interno nas costas ou na lateral.
Dor irradiada: essa dor "se move" ou atinge os glúteos ou as pernas, o que pode indicar uma condição de compressão nervosa.
Fraqueza súbita nas pernas: a fraqueza dos membros pode ser causada por nervos comprimidos na coluna devido a condições como hérnia de disco ou estenose do canal.
Incontinência (rara): a dor nas costas associada à incapacidade de controlar os intestinos ou a bexiga pode ser um sinal de compressão nervosa grave ou infecção da coluna vertebral, como discite ou meningite.
Dormência ou sensação de alfinetes e agulhas na virilha ou nos glúteos: isso pode ser um sinal de uma condição séria dos nervos da coluna.

Dr. René Kusabara
Cirurgião de Coluna
Rua da Consolação nº 222 cj. 301 - Centro
São Paulo/SP - CEP: 01302-901
Telefone: (11) 3256-6799



Website: https://renekusabara.com.br/

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp