Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
16/07/2021 às 09h43min - Atualizada em 16/07/2021 às 10h20min

Esri recomenda diretiva sobre dados abertos da União Europeia

Novos requisitos legais permitem colaboração entre a Comunidade GIS da UE

DINO

A Esri, líder global em inteligência de localização, elogiou hoje a União Europeia (UE) pela sua liderança na implementação da Diretiva (EU) 2019/1024 (Diretiva sobre Dados Abertos), que visa encorajar o uso de dados reutilizáveis transnacionais na Europa. O comprometimento com uma estrutura política de dados abertos padronizados tornará mais fácil para estados-membros da UE acessar conjuntos de dados de valores elevados tais como dados geoespaciais, de observação terrestre, ambientais, meteorológicos, estatísticos, móveis e de propriedade da empresa de um modo confiável.

Com dados abertos, os membros podem usar hoje serviços web e interface de programação de aplicações (application programming interface, PAI) para acesso. No ritmo sem precedentes pelo qual dados estão crescendo em todos os locais, o novo modelo permite um mercado europeu único para dados abertos que beneficiará todos os membros.

"Somos gratos pelos esforços da Comissão Europeia para liderar esta diretiva, permitindo acesso transparente e gratuito a dados geoespaciais valiosos", disse Jack Dangermond, fundador e presidente da Esri. "O modo como acessamos, processamos e reusamos os dados influencia significativamente o desenvolvimento tecnológico e melhora nossas vidas diárias. Essa diretiva empodera usuários europeus para encontrar soluções e adotar política orientada por dados para abordar desafios, em âmbito local a global."

À medida que membros da UE finalizam a implementação da Diretiva sobre Dados Abertos, ferramentas geoespaciais devem apoiar os requisitos de interoperabilidade do catálogo de dados para portais de dados abertos por toda a Europa. Para ampliar seu suporteàdiretiva, a Esri está expandindo as capacidades de serviço web APIs interoperáveis, metadados, e catálogos ArcGIS Hub. Usando padrões abertos internacionais, tais como perfil de Aplicação Data Catalog Vocabulary (DCAT-AP), clientes europeus podem compartilhar dados que conformam com a nova Diretiva sobre Dados Abertos e expor mais facilmente seus catálogos de dados abertos e serviços web para reutilização.

O ArcGIS Hub é um sistema de engajamento que permite que negócios, cidadãos, comunidades, universidades e organizações não governamentais (NGOs) potencializem dados abertos e análise espacial para iniciativas de políticas colaborativas. Estados-membros usuários da UE atuais, tais como no caso do centro de dados dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Irlanda (Sustainable Development Goals, SDGs), usam ArcGIS Hub para relatar o progresso do país em relação aos SDGs. O centro SDGs da Irlanda destaca padrões espaciais, identifica tendências e compartilha dados da comunidade para ajudar a alcançar esses objetivos.

A inclusão da DCAT-AP 2.0.1, juntamente com uma arquitetura expansível sobre ArcGIS Hub, servirá como um mapa para apoiar e guiar usuários de tecnologia geoespacialàmedida que eles adotam os requisitos legais da Diretiva sobre Dados Abertos. Dados geoespaciais são transformadores e a Diretiva sobre Dados Abertos da UE preparou o caminho para maior acessibilidade e transparência. As mudanças inspirarão oportunidades entusiasmantes para a colaboração e inovação de estados-membros por toda a Europa.

Sobre a Esri

A Esri — líder mundial no mercado de software de sistema de informações geográficas (geographic information system, GIS), inteligência de localização e mapeamento — ajuda os clientes a liberarem todo o potencial dos dados visando a melhorar resultados operacionais e comerciais. Fundada em 1969 em Redlands, estado norte-americano da Califórnia, o software da Esri é implementado em mais de 350 mil organizações do mundo todo e em mais de 200 mil instituições nas Américas, Ásia, Pacífico, Europa, África e Oriente Médio, inclusive empresas Fortune 500, instituições governamentais, organizações sem fins lucrativos e universidades. A Esri tem escritórios regionais, distribuidores internacionais e parceiros que prestam suporte local em mais de 100 países em seis continentes. Mantendo sempre seu compromisso pioneiro com a tecnologia da informação geoespacial, a Esri projeta as soluções mais inovadoras para a transformação digital, a internet das coisas (Internet of Things, IoT) e análises avançadas. Conheça a empresa em esri.com.

Copyright © 2021 Esri. Todos os direitos reservados. Esri, o logotipo de globo da Esri, ArcGIS, The Science of Where, esri.com e @esri.com são marcas comerciais, marcas de serviço ou marcas registradas da Esri nos Estados Unidos, na Comunidade Europeia ou em outras jurisdições. Outras empresas, produtos ou serviços mencionados neste comunicado podem ser marcas comerciais, marcas de serviço ou marcas registradas de seus respectivos proprietários.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Jo Ann Pruchniewski

Relações Públicas da Esri

Celular: 301-693-2643

E-mail: [email protected]


Fonte: BUSINESS WIRE

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp