Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
12/07/2021 às 14h52min - Atualizada em 12/07/2021 às 16h20min

Empresas cotadas na bolsa de valores têm menos de seis anos para se alinhar com a meta de limitar o aquecimento a 1,5 °C, revela o MSCI Net-Zero Tracker inaugural da MSCI

O lançamento do MSCI Net-Zero Tracker trimestral mostrará o progresso das empresas de capital aberto em direção aos objetivos do Acordo de Paris e destacará os líderes e retardatários do clima

DINO

As empresas do mundo publicamente cotadas na bolsa de valores devem acelerar dramaticamente suas ações com relação ao clima, se quiserem alcançar a meta de aquecimento de 1,5 °C estabelecida pelo Acordo de Paris de 2015, de acordo com o novo Net-Zero Tracker trimestral publicado pela MSCI, líder no fornecimento de ferramentas e serviços de suporte a decisões essenciais para a comunidade global de investimentos.

O Net-Zero Tracker inaugural destaca como as emissões anuais de empresas cotadas globalmente na bolsa de valores ainda estão no mesmo nível de 2013, apesar dos esforços conjuntos para colocar as mudanças climáticas no topo da agenda global. Isto inclui o Acordo de Paris de 2015, que definiu uma meta para limitar o aquecimento global a menos de 2 °C, com 1,5 °C sendo a meta preferencial.

Especificamente, o MSCI Net-Zero Tracker destaca que as empresas de capital aberto:

  • Emitem coletivamente 10,9 gigatoneladas* de gases de efeito estufa diretos todos os anos, a partir de 31 de maio de 2021
  • Precisam permanecer dentro do orçamento de emissões restantes de 61,4 gigatoneladas do equivalente de dióxido de carbono (CO2e) para evitar a violação do limite de 1,5 °C
  • Esgotariam o orçamento de emissões restantes em menos de seis anos, sem qualquer alteração em suas emissões atuais

Henry Fernandez, presidente do conselho administrativo e diretor executivo (CEO) na MSCI, comenta: “Para que a revolução do carbono zero ou zero líquido seja bem-sucedida, é fundamental que os investidores, empresas, intermediários financeiros e legisladores se reúnam para colocar o mundo no caminho certo, em direção a um futuro sustentável. Apesar da retórica desde o Acordo de Paris de 2015, uma ação mais imediata é necessária. O MSCI Net-Zero Tracker é um relatório de progresso que mostra se o mundo consegue manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5 °C. Sociedades de capital aberto e outros participantes do mercado de capitais têm menos de seis anos para alcançar essa meta.

“Além de empresas cotadas na bolsa de valores tomarem medidas que levemàtransição ao carbono zero ou zero líquido, é necessário que haja uma realocação de capital pelos proprietários de ativos e uma canalização eficaz de fundos por gestores de ativos e bancos. Isso ajudará a reduzir os riscos das mudanças climáticas para o mundo, enquanto fazemos a nossa parte para evitar uma catástrofe climática.”

O MSCI Net-Zero Tracker fornece um indicador trimestral do progresso das mudanças climáticas em um universo global de 9.300 empresas cotadas publicamente em bolsas de valores com base no MSCI All Country Investable Market Index (MSCI ACWI IMI, Índice do mercado de investimentos para todos os países). O Net-Zero Tracker trará novos níveis de transparência aos investidores e formuladores de políticas em relaçãoàação no clima das empresas de capital aberto, proporcionando um progresso agregado no alinhamento da temperatura, assim como destacando os líderes e retardatários da indústria. O relatório mais recente mostra que:

  • Algumas empresas de capital aberto bem conhecidas relataram suas emissões indiretas (ou seja, Escopo 3) pela primeira vez, incluindo a Airbus SE, Baidu, Inc. e British American Tobacco plc, mas nem todas as divulgações são abrangentes
  • A Westpac Banking Corporation e a Booking Holdings Inc., a operadora de Booking.com, a KAYAK e a OpenTable, relataram apenas uma pequena proporção de suas emissões totais diretas e indiretas
  • A Procter & Gamble Company e a ASML Holding N.V. relataram escopos adicionais no trimestre anterior para relatar agora todas as emissões das empresas na maioria das categorias relevantes (ou seja, Escopo 1, 2 e 3)
  • A Coal India Limited foi o maior emissor que não reportou nenhuma de suas emissões de gases de efeito estufa

Remy Briand, chefe global de ESG e Clima na MSCI, acrescenta: “O MSCI Net-Zero Tracker traz um novo nível de transparência ao debate do clima. Ele permitirá que os investidores monitorem se as empresas cotadas em bolsas de valores têm planos confiáveis para reduzir suas emissões de carbono e rastrear o alinhamento de suas próprias carteiras de ativos com o Acordo de Paris de 2015. Os dados em nosso Net-Zero Tracker inaugural mostram a necessidade de uma aceleração dramática na ação das empresas de capital aberto do mundo. Para aquelas que não cumprem os seus compromissos ou estão atrasadas em sua meta, não deve haver nenhum lugar onde se esconder.”

Sobre a MSCI Inc.

A MSCI é uma importante fornecedora de ferramentas e serviços de suporte a decisões essenciaisàcomunidade global de investimentos. Com mais de 50 anos de experiência em pesquisa, dados , e tecnologia, capacitamos as melhores decisões de investimento ao possibilitar que os clientes entendam e analisem os principais fatores de risco e retorno e criem, com confiança, portfólios mais eficientes. Criamos soluções avançadas de pesquisa com liderança no setor que os clientes usam para obter informações e melhorar a transparência em todo o processo de investimentos.

Notas aos editores

*Gigaton é igual a um bilhão de toneladas

Este comunicadoàimprensa contém declarações prospectivas segundo a Lei de Reforma de Litígios de Títulos Privados de 1995. As declarações prospectivas se referem a eventos ou desempenho futuros, envolvendo riscos que podem causar resultados reais ou desempenho materialmente diferente, sendo que você não deve depositar confiança indevida neles. Os riscos que podem afetar resultados ou o desempenho estão no Relatório Anual da MSCI no Formulário 10-K para o ano fiscal mais recente finalizado em 31 de dezembro, apresentadoàSEC. A MSCI não se compromete a atualizar quaisquer declarações prospectivas. Nenhuma informação contida aqui constitui recomendação de investimento ou deve ser considerada como tal. A MSCI não concede nenhum direito ou licença para usar seus produtos ou serviços sem uma licença adequada. A MSCI NÃO CONCEDE GARANTIAS EXPRESSAS OU IMPLÍCITAS DE COMERCIALIZAÇÃO, APTIDÃO A UMA DETERMINADA FINALIDADE OU OUTRO REFERENTE ÀS INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS, SE ISENTANDO DE TODA A RESPONSABILIDADE ATÉ O LIMITE MÁXIMO PERMITIDO POR LEI.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Perguntas da mídia

[email protected]

Sam Wang +1 212 804 5244

Melanie Blanco +1 212 981 1049

Laura Hudson +44 (0) 207 336 9653

Rachel Lai +852 2844 9315

Serviço Global de Atendimento ao Cliente da MSCI

Serviço de Atendimento ao Cliente EMEA: + 44 20 7618.2222

Serviço de Atendimento ao Cliente Américas: +1 888 588 4567 (gratuito)

Serviço de Atendimento ao Cliente Ásia-Pacífico: + 852 2844 9333


Fonte: BUSINESS WIRE

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp